quarta-feira, 14 de março de 2012

Carlos Ruiz Zafón: Nós recomendamos! (Carla Cristina Ferreira e Renata Lima)

Uma breve biografia: Zafón nasceu em Barcelona em 1964 e em 1993 ganhou o prêmio Ebedé de literatura com seu primeiro romance, “O Príncipe da Névoa” – parte da Trilogia da Névoa, que vendeu mais de 150 mil exemplares na Espanha, mas ainda não chegou ao Brasil. Desde então, publicou quatro romances, sendo que os três primeiros foram dirigidos para um público mais jovem (veremos controvérsias nisso mais adiante). São eles “El Palacio de la Medianoche” e “Las Luces de Semptiembre” – parte da Trilogia da Névoa e “Marina”. Nos últimos anos transformou-se numa das maiores revelações literárias dos últimos tempos com “A Sombra do Vento”, que foi traduzido em mais de 30 idiomas e publicado em cerca de 45 países, e foi finalista dos prêmios literários espanhóis Fernando Lara 2001 e Llibreter 2002 já tendo vendido 10 milhões de exemplares no mundo. Após “A Sombra do Vento”, Zafón lançou “O Jogo do Anjo”, escrito em 2008, que teve mais de um milhão de exemplares vendidos na Espanha. Seu romance mais recente é “O Prisioneiro do Céu” que será publicado pela Suma das Letras.

Vamos às resenhas:

Nossa avaliação - 9.0
"A Sombra do Vento" não deveria ser considerado romance porque pode dar a ideia errada de que romance é aquela história de amor entre um homem e uma mulher cheia de obstáculos para o final feliz. Então, consideramos o livro como suspense. O livro mistura mistério, aventura e romance histórico. No tema principal, que diríamos que é um tema recorrente dos livros do Zafón, há um mistério que se desenrola a partir do momento em que Daniel Sempere é apresentado ao Cemitério dos Livros Esquecidos, onde ele encontra um exemplar de "A Sombra do Vento" de Julián Carax. Fascinado com a obra, Daniel quer saber mais sobre Carax e seus livros, mas descobre que alguém queimou todos os livros do autor e ele está de posse do último e único exemplar.
Cometo a audácia de comparar Zafón a Anne Rice no começo das Crônicas Vampirescas, com personagens tão bem construídos e verossímeis que nada parece ser superficial, tudo é plausível, tudo é original.


Nossa avaliação - 8.5
“Marina”: Sinceramente, não entendemos porque esse livro é considerado infanto-juvenil. Pelo tamanho, talvez? Porque a história, as angústias e as paisagens nada têm de infantil. Óscar Drai, de 15 anos, invade um casarão aparentemente abandonado de Barcelona. Lá, ele conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre na mesma data e hora. A partir daí, os dois desbravam o universo misterioso da mulher do cemitério e da borboleta negra, um símbolo cheio de significado. A partir daí, Óscar não vê a hora de acordar de partir para o casarão todos os dias para mais explorações e mais mistérios para desvendar.



Nossa avaliação - 9.0
 “O Jogo do Anjo” (somente por Carla Cristina*): Se fosse colocar uma ordem para ler os livros de Zafón (não que precise) este seria o primeiro. Envolvente, com um ar sombrio e cheio de mistério (marca registrada em todos os livros do Zafón) onde conhecemos pela primeira vez o Cemitério dos Livros Esquecidos e a Livraria Sempere e Filhos. Neste exemplar Zafón conta a estória de David que sonha em ser um grande escritor e recebe a proposta de realizá-lo de um estranho que oferece uma fortuna para escrever um livro que irá mudar a humanidade. A atmosfera criada por Zafón é obscura, mas ao mesmo tempo fascinante. Intrigas, assassinatos e muitos calafrios... Será que valerá vender sua alma para obter esse sucesso?
* Renata ainda não leu "O Jogo do Anjo".

Nossa avaliação - 7.0
“O Príncipe da Névoa” ou “O Príncipe da Neblina” ainda não foi lançado no Brasil e nós lemos graças ao pdf liberado pelos nossos amigos portugueses. O primeiro livro da Trilogia da Névoa conta a história de três irmãos (Max, Alicia e Irina) recém chegados a Casa dos Carver, onde anteriormente uma família foi marcada pela tragédia do afogamento do filho pequeno Jacob. No terreno da casa, há o sinistro Jardim das Estátuas, um lugar quase sempre coberto de neblina que povoa os sonhos de Max. Os irmãos conhecem Roland, um rapaz local, que mora com o avô adotivo, o faroleiro da ilha. A partir daí, a história vai ficando cada vez mais envolvente, principalmente quando o Príncipe é introduzido como um misterioso personagem que concede um desejo a pessoa. Mas nada é de graça nessa vida, não é mesmo?

"Marina” e o “Príncipe da Névoa” são, sem sombra de dúvida, os livros mais focados na amizade sincera, sem interesse de receber nada em troca, mas ainda sim possuem uma atmosfera sinistra que envolve ambas as narrativas, enquanto que “O Jogo do Anjo” e “A Sombra do Vento” possuem um toque de fatalidade no ar, onde o tempo todo o leitor transita entre a angústia e o sofrimento das personagens. A ideia de amizade, companheirismo não atrelada a um relacionamento amoroso tinha se perdido um pouco até ser resgatada por Harry Potter (concordo), mas Zafón potencializa essas amizades amizades através de personagens muito bem construídos, uma história sólida, ambientes sinistros, tentações bizarras e acima de tudo uma narrativa que não cansa. 

É importante notar que todas as suas histórias estão profundamente ligadas à história de Barcelona, fazendo da cidade uma personagem coadjuvante, mas essencial, pois ao desbravar, junto com as personagens, cada rua, viela ou casarão somos transportados de corpo e alma para dentro desta realidade. Da mesma forma que somos tragados pelas suas capas que ilustram perfeitamente o cerne de seus livros: uma paisagem etérea, lúgubre e ainda assim sólida o bastante para nos envolver a ponto de não conseguirmos tirar os olhos da página até chegarmos ao final do livro.


Estamos ansiosas para ler “O Prisioneiro do Céu” que a Suma das Letras promete publicar ainda esse ano, mas ainda sem data prevista.

27 comentários:

  1. Post legal! Zafón me conquistou incrivelmente com A sombra do vento, é um suspense sensacional. Mas Marina...chatinho, sabe. Também não entendo muito bem essa história desse livro ser infanto juvenil, não tem nada a ver. Talvez um YA sombrio (YA e infanto juvenil não é a mesma coisa, porque há tanta confusão sobre isso?).

    Essa trilogia da névoa parece ser legal! A Suma das letras não tem previsão para lançá-la, só dá para ler em pdf mesmo? :(
    E pq O jogo do anjo deveria ser a primeira leitura do autor? Achei que o 1º livro sobre o Cemitério fosse A sombra do vento...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lizzie... Pois é, infanto-juvenil é uma coisa, young adult é outra. YA seria depois de infanto-juvenil, talvez "jovem" seria o melhor termo.
    Eu gostei mais de "Marina" do que de "A Sombra do Vento", na verdade acho que os dois têm seus méritos e deméritos, mas acho que "Marina" me cativou mais.

    Quanto à Trilogia da Névoa, só saiu o primeiro em pdf, os outros ainda são um mistério. A Suma ainda não se pronunciou quanto a publicação dessa trilogia.

    Quanto à ordem de leitura, foi uma opinião da Carlinha, então vou deixar ela responder essa. Ainda não li "O Jogo do Anjo". Comecei, mas não tava muito no clima pra uma coisa mais densa, então troquei a ordem das minhas leituras pra pegar "Para Sempre" antes da estréia do filme.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lizzie... obrigada pelo comentário e legal vc ter gostado do post!

    Particularmente eu sugiro ler o "Jogo do Anjo" primeiro pq ele possui um pequeninho gancho para "A Sombra do Vento", mas muita gente não percebe.
    Vc se lembra que no Epílogo, David conta q Isabella se casou com Sempere filho? Desse casamento nasceu Daniel, o mesmo Daniel de "A Sombra do Vento", mas ninguém percebe isso pq Zafón escreveu e publicou primeiro "A Sombra". Como eu li o "Jogo" primeiro e logo em seguida emendei na "Sombra", isso ficou mais nítido pra mim.

    Então eu diria q cronologicamente em termos tempo histórico da narrativa, primeiro vem o "Jogo" e depois a "Sombra", tanto q no início da "Sombra", comentasse sobre uma guerra e da morta da mãe de Daniel da mesmo forma como se comenta no final do "Jogo". Um pequeninho gancho... quase imperceptível.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Vocês estão de parabéns! Eu não tenho paciência de ficar horas lendo. Estou tentando criar coragem para ler o "Amanhecer" da minha mana, mas cadê que a encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gigi! Obrigada!!! Estamos aqui exatamente para dar aquele empurrãozinho! Em breve teremos um post especial sobre a Saga Crespúculo. Aguarde!

      Excluir
    2. Amiga Giza,

      Quando alguém me diz que não gosta de ler, tenho ziqueziras de aflição. Não consigo acreditar que uma pessoa como você, que adora escrever, adora música e é tão eloquente não tenha paciência para ler. Acho que é provável que você não tenha encontrada o livro certo.
      Manda pra gente o seu perfil, diga um livro que gostou muito que Carlinha e eu vamos indicar uma coisa bem legal pra você.
      Tipo, o meu perfil é: eu gosto de suspense, mistério, aventura, terror. Romance só se não for esse romances de mulherzinha indefesa encontra o príncipe encantado e sofre do início ao fim pra ser feliz para sempre no final. Gosto basicamente de tudo que é sobrenatural: fantasma, anjo, lobisomem, espíritos, vampiros etc.
      Responde a gente por aqui!
      Beijo

      Excluir
    3. Oi Carla, é que minha mana tem o "Lua Nova" que dei a ela e o "Amanhecer". E também seria um começo, né?!

      Rê, não fiques aflita amiga! Eu sou anormal mesmo!! kkk. Agora sério, deve ser preguiça minha mesmo e também a falta de tempo. Além do mais é como falei: prefiro escrever do que ler. Amo iventar! Tanto que escrevi dois livretos e uma fanfic. Besteirol, mas escrevi.
      Enfim, se eu traçar um perfil de leitura, seria basicamente os gêsneros que gosto de ver em filmes e seriados: ação, mistério, aventura, por aí...

      Excluir
    4. Dá uma olhada em alguma coisa do Harlan Coben no post lá em cima sobre ele. Acho que é o que mais mistura esses gêneros... Pode dar uma olhada em O Príncipe da Névoa do Zafón (posso te mandar por e-mail). Não são livros grandes e são bem agitados.

      Beijos

      Excluir
    5. Eu sonho em encontrar um sebo parecido com o Cemitério dos Livros..

      Excluir
  5. Valeu pelas repostas, gente!
    E que engraçado esse gancho, Carla...vou pegar então O jogo do anjo antes de reler A sombra do vento. prestarei atenção nisso :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vou ler O Jogo do Anjo e depois reler A Sombra do Vento, Liz!

      Excluir
    2. É isso aí quero ver todo mundo lendo e prestando atenção kkkk. Depois a tia vai passar um questionário. Quem acertar mais ganha um livro! kkkk

      Excluir
  6. O Jogo do Anjo foi o MELHOR , mas adorei todos que eu li !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou apanhar... eu ainda não li "O Jogo do Anjo".

      Excluir
    2. Eu vou te atormentar até vc acabar de ler esse livro !!!!!!

      Excluir
    3. Pode atormentar, ligo não. Tem uma lista longa antes dele!

      Excluir
    4. naooo... suspende tudoo

      Excluir
  7. Nunca li nadinha desse autor,mas desde o lançamento de Marina,estou com muita vontade ler,mas sempre deixo para comprar depois e ai...

    Adorei o post,fiquei com muito mais vontade de conhecer melhor o autor e suas obras!!!

    bjsss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, leia sim, ele é tão fininho e tão rapidinho que a leitura flui! Vale muito a pena!!!

      Excluir
  8. Ganhei o Livro Marina, mas não tive oportunidade de ler. As resenhas são super positivas. Tenho até vontade de passa-lo na frente, mas não dá. Conheço as outras obras do autor e pretendo comprar. Adorei o post. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, eu passei ele na frente de outras leituras por causa do número de páginas. E confesso que não me arrependi.

      Volta pra contar pra gente o que vc achou!
      Bjs

      Excluir
  9. Acabei de terminar O Prisioneiro do Céu e me parece que A Sombra do Anjo é uma continuação dele... pela carta que o carinha lá (não vou dar spoilers para quem não leu XD) entregou pro menino lá (quem leu sabe do que eu to falando XD)... sei lá... é só uma suposição o.O Parece que ele meio que inverteu a ordem ou algo do gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ana Luiza... a ordem de publicação é A Sombra do Vento, O Jogo do Anjo e O Prisioneiro do Céu, mas eles não necessariamente acontecem em ordem cronológica!
      Bjs

      Excluir
    2. Ana, a ordem cronológica da história é "O Jogo do Anjo", "A Sombra do Vento" e "O Prisioneiro do Céu". Eu dei sorte e acabei lendo nessa ordem, o q me ajudou muito!

      Excluir
  10. Meninas, assim que adquirir “Anna Kariênina” (fevereiro ou março), o próximo será a coleção “O Cemitério dos Livros Esquecidos” ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu, leia primeiro "O Jogo do Anjo" (o melhor na minha opinião)!
      Tenho certeza que vc vai se apaixonar!
      Bjs

      Excluir