terça-feira, 6 de março de 2012

E começa 2012! (Renata Lima)


Muita gente diz que o ano no Brasil só começa mesmo depois do carnaval! De certa forma, é verdade. Mas no que me diz respeito, principalmente falando sobre livros, o ano para mim começou no dia primeiro de janeiro mesmo.
Está na hora de ir direto ao assunto e fazer um pequeno/grande resumo do que li até agora.

Janeiro:
Nossa avaliação - 8.0
"Quebra de Confiança" do Harlan Coben. Gostei do livro e gostei do personagem Bolitar. Ninguém duvida que por trás das negociações esportivas (contratos de jogadores, transferências de times etc) haja interesses escusos. O personagem Bolitar é meio piadista, meio canastrão, mas ao mesmo tempo carinhoso com as mulheres e com os amigos, daquele tipo que a gente gosta de ver. O livro é pesado, mergulha no mercado negro do sexo e reforça a crença de que o homem, quando em grupo, pode cometer reais atrocidades. Já li vários livros do Harlan Coben e até agora nenhum me decepcionou. Fica a dica de "Cilada", "Não conte a ninguém", "Desaparecido para Sempre" e "Confie em mim". Agora tenho na lista pra ler "Alta Tensão" e "Quando Ela se Foi" do mesmo autor.

Nossa avaliação - 5.0
"Elixir" da Hilary Duff. É bonzinho, mas é um daqueles livros que a gente lê e depois se pergunta "E daí?". É um livro sobre uma garota milionária que vira fotojornalista famosa, mas que não quer ter seu nome divulgado e cria um pseudônimo. Acontece que nas fotos dela sempre aparece o mesmo rapaz, mesmo que seja uma foto do céu. Quando ela encontra esse rapaz, no Rio de Janeiro, ele aparentemente tem pistas do paradeiro do pai dela, desaparecido no Rio. Mas ela também tem um amigo apaixonado por ela. O triângulo amoroso não me convenceu e a personagem mais interessante do livro é a amiga da personagem principal, que aparece pouquíssimo, mas garante umas risadinhas. Acabo de ver que já foi lançado o 2o livro chamado "Devoted" que no Skoob está com 75% de avaliações cinco estrelas... vamos ver qual é, né?

Nossa avaliação - 6.0
Nossa avaliação - 6.0
"Tempo dos Anjos" e "De Amor e Maldade" da Anne Rice. Como fã da Anne Rice (das Crônicas Vampirescas, porque não li os livros sobre bruxas nem os livros sobre Jesus), fiquei decepcionada primeiramente com o tamanho dos livros e depois com a simplicidade da história. Um assassino abordado por um anjo vai trilhando aos poucos seu caminho de redenção. A gente fica com a impressão de que já viu isso e não tem muita novidade. Claro, as descrições são riquíssimas, há uma clareza de detalhes desconcertante, mas não passa muito disso. E os livros são tão finos que dá até pena desembolsar R$30,00 por cada um deles. Daqui a pouco aparece um filme dos dois livros juntos.
Nossa avaliação - 7.0

"Quase Mortos" da Rook Hastings. Troquei o livro da Anne Rice por esse porque nunca tinha visto nada dessa autora. Li a sinopse e achei que poderia ser um livro no mínimo engraçadinho e me surpreendi torcendo pelos personagens. Imaginem se os Karas de Pedro Bandeira tivessem algum poder paranormal. É mais ou menos isso que Rook Hastings propõe colocando um grupo de pessoas que aparentemente não têm nada a ver umas com as outras e cria um livro sobre amizade, companheirismo e solidariedade mais voltado para o lado sobrenatural.    
Nossa avaliação - 8.0



"O diário de Anne Frank" é um livro lindo (praticamente uma autobiografia). A guerra, a segregação e o extermínio dos judeus vistos pelos olhos de uma menina é muito emocionante. Quem leu "O menino do pijama listrado" sabe do que eu estou falando. A dificuldade passada por Anne Frank, sua família, os amigos da família e até desconhecidos na tentativa de escapar da morte quase certa deixa a gente com o coração na boca.                                                          

15 comentários:

  1. Legal esta iniciativa, Re. Parabéns!!! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Você poderia ter criado um blog de resenhas gerais e aí poderia incluir críticas de filmes também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil, como você sabe, eu também ADORO filmes e no fim acho que filmes e livros se entrelaçam algumas vezes. Mas tenho visto muito filme ruim, até mesmo filmes premiados com Oscar e tudo que eu achei um saco! Tipo "O Artista". Então dei preferencia para falar sobre livros, que é o que eu pretendo fazer pelo resto da minha vida: trabalhar com livros.

      Excluir
  3. Eu quero os livros da Anne Rice! :(

    ResponderExcluir
  4. Oie!!!
    Confesso que não fã fã de livro. Prefiro escrever do que ler, mas parabéns pelo Blog!

    Bjocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Giza! Pra mim escrever e ler são quase a mesma coisa. Eu escrevo melhor a cada livro que leio.

      Excluir
  5. Invadindo aqui Tiaaa!!

    Bem, finalmente algum dos meus amigos tomou vergonha na face e fez alguma coisa direcionada a livros, estava pensando que só eu gostava de ler no meio do bandidoido! =D ... Dos livros que você mencionou, li apenas " Tempo dos Anjos " da Senhora Arroz.

    Bem, eu tenho uma opinião contrária, gostei bastante, da história principalmente, a forma como ela descreve a "tristeza" e a "redenção" de Tobby / Lucky, muito rico em detalhes realmente. A minha crítica maior foi a "encheção" de línguiça, do meio para o fim, quando Lucky volta ao passado e acompanha o julgamento. Ali eu achei que deixou a desejar, por mais que o livro ficasse menor do que já era, não precisava aquilo tudo, cheguei a dormir lendo! hahahaha

    As crônicas vampirescas e as novas crônicas, pra mim são o ápice da obra de Anne. Claro, inovar é preciso, mas ela nunca deveria ter saído dessa linha de escrita, principalmente escrever sobre Jesus... :s

    Ela vem inovar de novo esse ano com o lançamento de "Werewolf", vamos ver no que isso vai dar. Eu espero um puta livro de lobisomem, como nenhum outro, bem como vampiros, adoro o "outro lado da força" - que seriam os lupinos.

    Tia, mais uma vez parabéns pelo blog, sempre que eu souber que há postagens novas, vou vir aqui comentar.

    Infelizmente, no momento eu não estou podendo mais ter aquela leitura "sadia", tão me empurrando livros até os dentes na faculdade e eu estou dedicando o meu tempo a isso, no entanto, vou ver se reservo um tempo para ler alguma coisa que vou pescar aqui, nas suas resenhas! :D

    Beijão e até mais.

    ResponderExcluir
  6. Sobrinho Gil, prazer te ter aqui!!!
    Olha, eu não disse que o livro não é bom. Eu disse que esse história de tristeza e redenção dela já está batida. Para fazer uma comparação com as Crônicas Vampirescas, o Lestat era um vampiro demoníaco, apaixonado pela beleza e pela maldade nos primeiros livros das crônicas. A partir do 5o livro (Memnoch) em que ele tem o vislumbre do céu e do inferno, Lestat vira um personagem chato, sempre buscando a redenção, dividido entre o bem e o mal, como Lucky!
    O bom do livro, como eu disse, é que a narração dela nunca deixa a desejar no que diz respeito às descrições, seja na Inglaterra do séc. XIII (Tempo dos Anjos) ou Roma do séc. XV.
    E tem essa da encheção de linguiça também. Nas crônicas os livros são enormes e é muito difícil ter partes chatas e desnecessárias. Já nesses dois, (o primeiro tem 288 páginas e o segundo MÍSERAS 174 páginas) algumas passagens são completamente descartáveis.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Amei meninas! Parabéns e sucesso. Só tenho algumas dicas a dar: faltam gadjets importantes. Posso fazer o banner de divulgação para vocês e peço que configurem o alargamento das páginas. A cor é forte e arde a vista na hora da leitura. No mais, você merecem divulgação no Twitter e no Facebook. Amo vocês! Se precisarem de ajuda é só falar.
    Se puderem, sigam http://universodomundoinfantil.blogspot.com ou http://influenciademulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Patty, fiz o blog ontem, ainda estou ajustando a configuração e procurando imagens interessantes pra fazer um fundo legal. Vamos caminhando aos poucos.
    Obrigada pela ajuda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Noooosssaaaaa....quanto livro que ainda não li!!!!Hehehehehehehehe
    Preciso voltar ativa!!!!Meta: 4 livros por mês!!!Estou conseguindo, e com sua ajuda agora, Rê...acredito que passarei essa marca!hehehehehehehehe

    ResponderExcluir
  10. Quais foram os que você leu em Janeiro e Fevereiro, Paulinha?

    ResponderExcluir
  11. Janeiro- Eu li Da Janela ao Monte de Helena Tannure (AMEI!),Seu nome é Jesus de Max Lucado, Ele escolheu os cravos, também de MAx Lucado, 50 contos de Machado de Assis (meu escritor preferido).Fevereiro- Encontrei o site dominio publico encontrei a obra completa de Machado de Assis e meu fevereiro e março será só ele!Hehehehehehehehehe. Pra quem não conhece o site é:
    www.dominiopublico.gov.br
    Lá vc tem uma serie de livros em formato pdf completo!:-)

    ResponderExcluir
  12. Esse site é só de livros que caíram em domínio público. Eu tenho alguns livros bem atuais em pdf, se quiser, te envio! Eu nâo costumo ler o mesmo autor direto, acabo cansando, por mais que eu goste. Gosto de Machado, meu preferido dele é "Dom Casmurro" e o conto "A Cartomante".

    ResponderExcluir