domingo, 11 de março de 2012

Olimpo na cabeça (Carla Cristina Ferreira)




O Ladrão de Raios
Nossa avaliação - 8.5
Para quem não sabe, sou louca por mitologia grega e nos dias de hoje não dá para pensar em mitologia sem pensar em Percy Jackson, uma das maiores sacadas de Rick Riordan, autor da série Percy Jackson e os Olimpianos. Quem nunca ouvi falar no velocino de ouro, no minotauro e em Hércules? Pois bem, Riordan foi simplesmente genial ao transpor todo o universo de Zeus, Poseidon, Afrodite e Atenas para os dias atuais. Mesmo sendo um livro infanto-juvenil, a leitura é muito divertida e instrutiva para aqueles que não sabem muito sobre o assunto e mais interessante ainda para os aficionados que descobrem outras facetas dos personagens mitológicos. 


Nossa avaliação - 9.0
Algumas pessoas podem achar que é um downgrade trocar Junito Brandão por Rick Riordan, mas eu achei um máximo popularizar os mitos antigos e assim atrair o interesse de um público mais jovem por História Antiga. Pode soar estranho, em pleno século XXI, ainda se cultuar os deuses antigos, mas é exatamente esse resgaste que Riordan propõe, lembrando que o presente e o futuro são um reflexo do que ocorreu no passado. Fico imaginando o que a minha querida ex-professora de Cultura Greco-Latina, Miriam Sutter, achou dessa reinvenção.

Nossa avaliação - 8.5
Muitas pessoas acharam que Riordan fez uma cópia descarada dos livros de J. K. Rowling já que Percy só descobre que é um semideus próximo do seu aniversário de 11 anos, como Harry descobre que é um bruxo; ambos são enviados para uma espécie de escola onde são treinados a desenvolverem suas novas aptidões e assim serem capazes que enfrentar o inimigo; ambos começam uma amizade com uma menina superinteligente e com um menino (ou quase) ignorado em alguns "círculos sociais". Isso sem contar a separação dos chalés dos deuses com o sorteio das casas e a competição que existe entre elas em ambos os livros. Ah! fora a profecia!! Mas sem contar esses pequenos detalhes são duas estórias com mitologias completamente diferentes. 

Nossa avaliação - 9.0
Nesta saga, os deuses ainda se apaixonam pelos mortais e dessa relação nascem os heróis que continuam servido aos deuses para resolver aquelas picuinhas que os imortais não conseguem resolver entre eles. E é aí que entra o coitado do Percy, que no primeiro livro, O Ladrão de Raios, é obrigado a recuperar o raio mestre de Zeus, que foi roubado bem debaixo do seu nariz. 

Dividido em cinco livros, esta saga levará o leitor a um passeio ao reino de Hades, a uma excursão pelo labirinto do minotauro além de um tour pelo "caminho de Ulisses à Ítaca", como eu carinhosamente chamo a Odisseia de Homero. Daí em diante é só aventura e muitas risadas!

Nossa avaliação - 8.0
Em 2010 houve a mal sucedida adaptação para o cinema de O Ladrão de Raios sob a batuta de Chris Columbus, (o responsável pelo sucesso de Harry Potter nos cinemas), e com um elenco de superestrelas. Para 2013 já existem rumores da pré-produção de O Mar de Monstros, sob a direção de Thor Freudenthal (diretor de O Diário de um Banana). Torçamos para que esta adaptação seja melhor.

Ah! E para quem não sabe, Riordan já começou uma nova saga chamada Os Heróis do Olimpo... uma espécie de continuação para aqueles que ficaram com saudades do Acampamento Meio-Sangue, mas com uma nova abordagem. Há também As Crônicas dos Kane sobre mitologia egípcia, mas tudo isso vai ficar para um outro post. Até lá e boa leitura! 

Os livros que Rick Riordan são publicados pela editora Intrínseca



4 comentários:

  1. Carlinha, ADOREI! Agora quero ler TODOS porque só li o primeiro!

    Se tiver, já separa pra me emprestar???

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Só saiu um filme do Percy Jackson, né? O primeiro. Correto?

    ResponderExcluir
  3. Corretíssimo... e foi um fiasco. Acabram com a estória! Parece em em 2013 sai a continuação!!

    ResponderExcluir