terça-feira, 20 de março de 2012

Primeiros passos rumo à leitura e à escrita (Renata Lima)

Queria abrir um parêntese aqui no blog para falar um pouquinho sobre como o amor pela leitura e pela escrita se desenvolveu ou, na verdade, foi desenvolvido em mim.
Desde criança, convivi com pessoas que tinham livros por melhores amigos. Fui criada pela minha avó, mas vivia basicamente na casa de uma tia com três primas. Elas eram mais ou menos 8 anos mais velhas do que eu então, na época com 6 ou 7 anos anos, eu já convivia com moças de 14 a 18. As maiores paixões delas eram a balada, as festas, os rapazes e a música. Mas uma delas em especial, a Leila, gostava muito de ler. Eu sempre via a Leila com um livro na mão, geralmente aqueles romances de banca da Nova Cultural (que hoje são publicados pela Harlequin) e isso me instigava a saber o que tanto ela lia e pra quê! Eu tinha aquela coleção de livrinhos de capa dura de contos de fadas e lia e relia quase toda semana. Até que decorei as histórias e passava a maior parte do tempo olhando os desenhos, contando a história mentalmente.
Quando entrei no Colégio Divina Providência, um colégio particular e católico no Jardim Botânico, conheci uma professora que mudou a minha vida e abriu os meus olhos para os benefícios da literatura, principalmente para desenvolver nossa criatividade e imaginação, o nome dela é Judite.
A professora Judite começou a nos emprestar livros. Depois começou uma competição chamada "Jornal Falado" onde tínhamos que levar uma matéria de jornal, ler e comentar lá na frente da turma uma vez por semana. A turma escolhia a melhor matéria ou o melhor cometário e o ganhador levava um livro, fora os livros obrigatórios que tínhamos que ler para fazer as provas, né?

Então vou falar um pouquinho desses livros que li, obrigatoriamente ou não, e no fim dos livros que mais gostei.

Nossa avaliação - 7.5
"A Bolsa Amarela" de Lygia Bojunga - Imagine ter uma bolsa onde você pode esconder seus desejos e segredos mais íntimos? Nessa bolsa, Raquel, filha caçula e não planejada, guarda a parte criativa de sua infância enquanto fora dela enfrenta a ironia de seus pais e irmãos que acham que "criança não tem opinião" e vivem caçoando dos amigos imaginários dela. Depois que ganha a bolsa amarela da tia, Raquel descobre um mundo em que não precisa de adultos e vive as mais incríveis aventuras.
Me identifiquei com esse livro na época porque a personagem principal queria ser escritora, assim como eu! Se eu não me engano, li esse livro na 3a ou 4a série.

Nossa avaliação - 8.0
"De repente dá certo" de Ruth Rocha - Acho que a Ruth Rocha é uma das autoras que mais entende esse universo infanto-juvenil, onde a gente nem é criança (e portanto não gostaria de ler um "A Bolsa Amarela") e nem adulto suficiente para pegar um livro do Sidney Sheldon. É esse interim que Ruth Rocha desenvolve sua mágica: colocar no papel as angústias de um corpo em desenvolvimento, de um caráter em formação. Nesse livro uma mulher e um homem divorciados se casam novamente e trazem consigo os filhos Beatriz e Pedro, que de duas famílias fragmentadas devem formar uma nova família. A adaptação deles - acho que os dois eram filhos únicos - (agora vivendo sob o mesmo teto) passa por todo aquele drama adolescente de aceitação e autoafirmação. Leitura obrigatória para quem tem mais de 13 anos. Outro livro que recomendo dela é "Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias" para quem tem filhos pequenos (por volta dos 6 anos).

Nossa avaliação - 7.5
Enquanto Ruth Rocha sabe lidar tão bem com o drama adolescente, Márcia Kupstas é mestre no psicológico desse ser tão complicado e o ambiente à sua volta. Em "O Primeiro Beijo", ela explora a pré-adolescência em um personagem confuso com a mudança do interior para a cidade, o distanciamento dos pais capitalistas e a nova colega se classe que não sai do seu pé. Costumo comparar esse livro ao filme "Meu primeiro amor", sem o final trágico. Leitura para crianças a partir dos 10 anos.

Em "Crescer é Perigoso" ela assume a voz de um adolescente que escreve um diário, onde coloca suas frustrações e angústias, desde o rosto espinhento até os "problemas" com garotas. Em "Um amigo no escuro" ela faz um diálogo entre uma adolescente e um desconhecido em um dia de blackout. Na narrativa de Luciana, em suas perguntas e respostas, encontramos uma adolescente típica, com medos e anseios, inseguranças e incertezas, questões sobre o mundo e sobre si mesma. Muito interessante pra quem quer entender (e não se lembra como é) as torturas de uma alma adolescente. Indicado para maiores de 13 anos.

Nossa avaliação - 8.0
Mas para mim, o melhor livro de Marcia Kupstas é "Revolução em mim" porque cumpre exatamente o que o título promete: uma revolução pessoal. Rita é uma adolescente que tem que lidar com a separação dos pais e a mudança de ares. Ela vai morar com a avó, que vive com recursos financeiros mais limitados, na Lapa e no colégio novo conhece o militante Tiago. Não se trata de um livro sobre política, mas a política invade a vida de Rita e seu relacionamento com Tiago, que participa ativamente das Diretas Já, um movimento que reivindicava as eleições diretas no Brasil pós-ditadura. Passeatas e comícios fazem parte dessa narrativa cheia de questionamentos e romance. Por causa do conteúdo mais denso, indico apenas para quem já passou dos 14 anos.

Gosto de todas os autoras acima, mas nenhuma delas me trouxe mais alegrias e entretenimento do que Pedro Bandeira com destaque para um livro que ADORO: "A Marca de uma Lágrima", que conta a história de Isabel. Nem posso escrever sobre esse livro sem colocar spoiler, mas é mais ou menos um Isabel-ama-Cristiano-que-ama-Rosana-que-é-a-melhor-amiga-de-Isabel-que-escreve-poemas-para-Cristiano-como-se-fosse-Rosana. E o livro também tem um quê de mistério quando Isabel se sente ameaçada depois de testemunhar um fato estranho! Vale muito a pena ler. (Maiores de 13 anos).

Nossa avaliação -  8.0
Nossa avaliação - 7.0
A série mais legal do Pedro Bandeira é a série dos Karas.É muito difícil encontrar alguém que não tenha lido pelo menos o primeiro livro e adorado! Ou pelo menos gostado muito.
Os Karas são um grupo de amigos que passam por muitas aventuras e, aos poucos, vão descobrindo o valor da amizade, do amor, da cooperação e eventualmente amadurecem juntos.
No livro 1 "A Droga da Obediência", eles têm um clube secreto prestes a se desfazer quando de repente um novo integrante aparece e insiste em manter os amigos juntos. Tudo se desenrola de uma forma muito interessante e rápida. Alguns alunos do colégio onde estudam começam a desaparecer e os Karas descobrem que há uma droga misteriosa e uma Organização mafiosa com interesses pra lá de escusos por detrás dos desaparecimentos.
No livro 2, "Pântano de Sangue", os Karas nos levam até o Pantanal e ficamos por dentro da destruição dos jacarés por outro cara bem barra pesada! Ha muita aventura, perseguição e adrenalina nesse livro.
Nossa avaliação - 8.0
Nossa avaliação - 7.5
Nossa avaliação - 7.5

No livro 3, "Anjo da Morte", os Karas enfrentam o neonazismo e desvendam o assassinato de um professor.

No livro 4, "A Droga do Amor", há um mistério sobre a paixão de Magri. Na minha opinião, é o mais fraco de todos os livros e o final não convence. Mas o que é uma escorregadela no meio de tantos livros bons?
No 5o e último livro da série (até agora), "Droga de Americana!", o personagem principal é o fofo Chumbinho, o mais novo dos Karas, que têm 6 horas para resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos. Esse livro apagou a decepção do livro anterior e reafirmou Chumbinho na posição do melhor Kara! Indico os livros para quem tem mais de 13 anos.

Quando eu estava na 7a série, ganhei da professora Judite o livro "Os Noturnos" da Flávia Muniz e fiquei absolutamente fascinada pelo vampiro Hiram e foi a partir daí que fui buscar mais sobre os vampiros e caí na rede da Anne Rice. Mas como iremos fazer um post especial (e enorme, eu acho) sobre vampiros, vou deixar esse livro pra depois. Quem quiser saber mais sobre ele, é só clicar no nome do livro!

Os autores acima também participam, junto com outros autores, da série Sete Faces que são livros de contos temáticos. São eles: "Sete Faces do Amor" "Sete Faces do Terror", "Sete Faces da Primeira Vez", "Sete Faces do Humor", "Sete Faces do Conto de Fadas", "Sete Faces do Crime", "Sete Faces do Sobrenatural", "Sete Faces da Mulher", "Sete Faces da Aventura", "Sete Faces da Ficção Científica", "Sete Faces da Fábula", "Sete Faces do Herói", "Sete Faces do Destino", "Sete Faces da Bravura", "Sete Faces da Ficção Espacial", "Sete Faces da Família". Para saber mais sobre esses livros, entrem no Skoob e digitem apenas "Sete Faces" na busca.

12 comentários:

  1. Nossa, vc me fez relembrar alguns dos livros que li quando adolescente. Deu saudades... e vontade de lê-los novamente. Adoro o blog de vcs. Parabéns meninas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Aline, foi exatamente isso. Fiquei com uma saudade tão grande desses livros que peguei alguns pra reler. Estou louca pra ir no sebo pra procurar alguns deles, mas o dinheiro tá curto! Tudo vai depender da venda dos livros por aqui.

      Beijos

      Excluir
  2. Deu saudade de reler "Os Noturnos" e a série VAGALUME!!!

    ResponderExcluir
  3. ixe que eu tava respondendo lá no face, sem ter vindo aqui e todos os livros aqui. "De repente da certo", nem lembrava mais, e "Revolução em mim" a capa do meu é mais bonita!... Parece que to vendo a Judite agora na minha frente, pedindo para fazer a "fichinha do livro", com nome, autor, tempo em que ocorre a história, narrador, tema (sinopse)
    arthur- não consigo fazer login aqui, aff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, Arthur, vou colocar tentar colocar seu nome no sorteio de qq jeito!!!
      Eu tb gosto mais da minha capa meio rosa com o desenho de uma garota em pé no meio, assim como o meu "A Marca de uma Lágrima" é diferente da capa oficial do skoob.
      Judite nos fez ler demais, né??? Fichamento do livro era demais!

      Excluir
  4. Poxa Rê, muito legal a sua história, viu?! Se todos professores fossem como esta sra, seria perfeito. Dos livros que mencionou, eui li (sim, eu li!! para fazer prova, claro)"A Marca de um Lágrima" e "Droga da Obediência" (clássicos). "A Droga do amor" eu li por vontade própria, a alguns anos atrás e já tinha me formado. Outro livro que tive que lê e gostei, foi "Senhora! do José de Alencar e "Menina Mãe". É olhando por este lado, até que li bastente livro quando mais nova. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giza, tá na hora de voltar a ler!!!

      Excluir
    2. Menina, depois que li este seu post, caraca... Me lembrei coisas, tipo do arco da velha. Ai me pergunto: por que parei?! Eu vou postar no meu sobre isso...

      Excluir
    3. QUE MANEIRO, Giza! Começa então pelos do Pedro Bandeira, pode parecer infantil, mas com as coisa densas que eu leio, às vezes é ótimo reler um livro infanto-juvenil...
      Olha, Carlinha, pelo menos estamos gerando uma reflexão!!!

      Excluir
  5. Posso contar minha história também ? hahahaha
    Comecei a gostar de ler com o Harry Potter e nunca mais parei ...

    Aproveito o espaço para agradecer a Tata pelo incentivo , pelos livros emprestados e pelos presentes de natal e niver !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cacá, eu te empurrei um monte de coisa, né? De Stephen King e Anne Rice a Zafón. Dei livro de Natal, de aniversário, de amigo oculto, de páscoa hauhauahauahaua! Eu lembro que você engolia os livros do Harry Potter. O último você comprou em inglês porque a tradução ia demorar.

      O fato é que todo mundo acaba agradecendo a alguém por adquirir o gosto pela leitura. Pra gente isso virou mais que um hábito, né? Mesmo que eu não leia, estou sempre com um livro na bolsa!!!

      Excluir
    2. Não só estamos gerando reflexão como estamos formando novos leitores, vide a Aline! Fiquei super feliz!!!!

      Excluir