quinta-feira, 8 de março de 2012

Resumão de 2012... até agora! (Carla Cristina Ferreira)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher aqui vai o meu primeiro post! Para começar, fiz um pequeno apanhado do que li até agora e muitos irão pensar: Só isso? Acontece que Rê e eu lemos alguns livros em comum e assim não vale apena comentar sobre eles de novo, como no caso de O Príncipe da Névoa, e outros serão comentados posteriormente em posts especiais como As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, a trilogia de Jogos Vorazes de Suzanne Collins e a trilogia das Guerras do Mundo Emerso de Licia Troisi.

Então lá vamos nós...

O Herege
Nossa avaliação - 7.0
O Herege de Bernard Cornwell. Ultimo livro da trilogia A Busca do Graal. Sinceramente adoro o autor, mas chega uma hora em que algumas coisas começam a ficar previsíveis, a partir do momento que você se acostuma com o estilo do autor. Para os homens, em especial, é um livro cheio de ação, batalhas, perseguição e vingança; claro, passado durante a Guerra dos Cem Anos. Cornwell é simplesmente perfeito quando o assunto é romance histórico. Você realmente acaba sendo transportado para aquele período, no meio de toda aquela ação. Para aqueles que não conhecem ou autor,  indico a trilogia As Crônicas de Artur (claro, sobre Rei Artur) que é com certeza a sua obra prima!



O Poder dos Seis
Nossa avaliação - 8.0

O Poder dos Seis de Pittacus Lore (pseudônimo usado por James Frey e Jobie Hughes). A sequência de Eu sou o Número Quatro é tão envolvente quanto seu predecessor, principalmente à medida que novas personagens surgem e as antigas se redescobrem. Eu sou suspeita porque adorei o primeiro e sou daquelas leitoras que vibra, ri, chora conforme a estória vai se desenrolando. Eu realmente sofro e esse é um dos poucos livros que conseguiu surtir esse efeito em mim. Recomendo!


Sangue Quente
Nossa avaliação - 7.0






Sangue Quente de Isaac Marion. Completamente fora do meu “estilo literário”, já que se trata de um livro sobre zumbis e esse é mais o estilo de leitura da Renata, mas, mesmo assim, acabei lendo porque já estava à mão. Mas é só isso que posso dizer por enquanto... Rê e eu enviaremos um post com mais detalhes e com certeza com opiniões “conflitantes” sobre esse livro. rsrsrs




A Casa dos Espíritos
Nossa avaliação -  6.0
A Casa dos Espíritos de Isabel Allende. Sempre tive curiosidade para ler esse livro. Na verdade tenho curiosidade para ler quase todos os livros que ganharam o Nobel de Literatura e esse foi um deles. Eu só havia lido um livro da Isabel Allende (Zorro – começa a lenda, farei meus comentários em um outro momento), mas estava interessada em ler algo dela com mais sustância, digamos assim. A princípio levei um susto porque achei o estilo muito parecido com o de Gabriel García Marquez e confesso que não sou muito fã dele. Nos primeiros capítulos pensei logo: Não, mais um Cem Anos de Solidão, não. Mas no meio do livro há uma mudança radical tanto no estilo quanto no teor na Estória, que na verdade passa a ser História. O retrato que Allende faz da ditadura chilena é impressionante. Não é um livro de leitura fácil e no início vai bater aquela vontade de desistir, mas depois você verá que valeu a pena ir até o final.

Destinada
Nossa avaliação -  6.0
Destinada de P.C. Cast e Kristin Cast. Sinceramente acho que essa estória já deu tudo o que tinha que dar; só falta o final mesmo, isto é, o Bem vencendo o Mal, porque já está uma encheção de linguiça. Só vou levar adiante para ver no que isso vai dar, mas estou completamente sem esperança. E, por favor, o que são as notas de rodapé com explicações sobre Hogwarts e True Blood? Será que realmente é preciso explicar cada mínimo detalhe para o leitor? Onde está aquela coisa de deixar no ar e instigar a curiosidade do leitor de forma que ele próprio corra atrás das informações? Já perdi a conta de quantas vezes eu mesma fiz descobertas maravilhosas de novos livros e autores porque simplesmente fiquei curiosa.

O hipnotista
Nossa avaliação - 7.5
O Hipnotista de Lars Kepler (pseudônimo de Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril, um casal sueco que escreve em conjunto). Quem vê a capa do livro pensa logo em um serial killer e em um grande derramamento de sangue, mas não é bem assim. Não sou muito fã desses livros de suspense como a Rê, que adora Stephen King, mas resolvi dar uma chance para O Hipnotista, até por se tratar de um tema que não é muito usual: a hipnose, é claro. O livro tinha tudo para ser um tremendo sucesso, mas em um momento de flashback de uma das personagens a coisa desanda, perdendo um pouco a continuidade, mesmo sendo esse flashback essencial para o desenrolar da estória. Uma questão interessante é o abuso de  turnning points: a história passa a ter tantas reviravoltas que chega uma hora que ficam previsíveis demais. É um bom livro, com alguns erros, e com um tema que no fundo não acaba convencendo, mas que vale pela distração da leitura.

O Buraco da Agulha
Nossa avaliação - 7.5

O Buraco da Agulha de Ken Follett. Esse eu li por indicação do meu maridão Flavio, que já havia me indicado Os Pilares da Terra do mesmo autor, e que eu gostei. Primeiro livro de espionagem que li, de leitura ágil e de fácil manuseio agora que lançaram a versão pocket da Bestbolso. Um livro que agrada principalmente pela simplicidade das personagens e ao mesmo tempo pela determinação delas.


4 comentários:

  1. Também adoro a série do Legado de Lorien (acho que é assim que chamam, né?). Já estou ansiosa pelo lançamento de The House of Nine, marcado para 21 de Agosto.
    Quanto à série da PC Cast, parei no Tentada. Achei uma enrolação sem fim.
    A Casa dos Espíritos é bem parado no começo e depois do meio começa a melhorar.
    Fiquei interessada em ler esse do Ken Follett. Nunca li nada dele, depois me empresta?

    Já prevejo um post polêmico de Sangue Quente!!!

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo *The Rise of Nine será o próximo livro da série do Pittacus Lore.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, mal posso esperar pela continuação dos Legados de Lorien. Não sabia que já tinha previsão do próximo livro! Oba!!! \o/

    Ah! Sobre Sangue Quente, acho que teremos muito o que falar!!!

    É só me falar que levo O Buraco da Agulha pra você. É uma leitura bem light mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Quando eu acabar de ler o do Rei Artur, a gente troca.

    ResponderExcluir