sexta-feira, 22 de junho de 2012

Nem tudo é tão bom quanto parece em "A Firma" (Renata Lima)



Nossa avaliação - 8,0
Já falei aqui no blog que John Grisham é um dos grandes nomes do thriller jurídico. No post anterior sobre ele, falei do livro e do filme "Tempo de Matar" e hoje volto com o mundialmente aclamado "A Firma" que teve em sua adaptação pada o cinema o gatérrimo Tom Cruise como personagem principal no auge de seu sucesso.

Mitch McDeere é um dos melhores alunos de Direito de Harvard e, depois de receber algumas propostas de emprego, fica encantado pela proposta deslumbrante da Bendini, Lambert e Locke, uma rica firma especializada em direito tributário.

De origens simples, Mitch é ambicioso e já se imagina sócio da firma, ganhando rios de dinheiro e vivendo uma aposentadoria tranquila e precoce onde viverá viajando com a esposa. Mas como nos diz o ditado "quando a esmola é demais, o santo desconfia" e logo Mitch começa a suspeitar de que há algo de errado na firma.

Dois sócios morrem em circunstâncias suspeitas nas Ilhas Cayman e Mitch é abordado por Tarrance, um agente do FBI que diz que a firma serve de fachada para negócios escusos. Ele revela também que o próprio Mitchell vem sendo espionado pela segurança da firma através de microfones instalados em sua nova casa e grampos telefônicos. Tarrance quer Mitch como informante do FBI e sofre uma ameaça: se ele não concordar, será denunciado, mas se a firma descobrir o plano, Mitchell e sua mulher serão assassinados. O que ele deve fazer?

John Grisham tem uma particularidade em sua narrativa. Seus livros geralmente começam em um ritmo bem lento, um tanto entediante. A história demora um pouco a engrenar, mas quando engrena, nos sentimos sugados para dentro desse universo de palavras difíceis e manobras escusas; vale tudo para livrar um figurão da cadeia e para evitar julgamentos.

Confesso que, em termos de narrativa, prefiro a linha que ele segue em "Tempo de Matar", embora o livro seja mais cansativo e pesado, mas esse livro não decepciona. Nos deixa intrigados, nos faz torcer por Mitch porque nos imaginamos na pele dele. Quem não sai da faculdade esperando o emprego dos sonhos, esperando ficar rico e poder dar um futuro melhor para a família, viajar com o marido/a esposa, conhecer o mundo?

Embora pareça oportunista, Mitch é apenas um jovem ambicioso que achava que estava no lugar certo e na hora certa. Que o Universo estava conspirando a seu favor. Por ingenuidade, e talvez esse seja o motivo principal de sua contratação, ele se vê envolvido em um esquema de fraude, violência e até homicídio.


A série de TV inspirada no livro chama-se "The Firm" e funciona como se fosse uma continuação do livro e do filme.  A série mostra a vida de Mitch depois de sair de um suposto Programa de Proteção à Testemunha. Ele vai para Washington e volta a advogar, mas aos poucos descobre que ele e sua família ainda podem estar em perigo. Inicialmente pode parecer confuso para quem não leu o livro ou viu o filme, mas tudo é bem amarrado no começo da série, não se preocupem. 

Os problemas de Mitch recomeçam quando ele é designado para um caso de assassinato que não é tão simples quanto uma enfermeira injustamente acusada de matar uma idosa. O envolvimento de Mitch atrai a atenção de uma firma que decide abrir uma divisão criminal e quer Mitch como advogado. Esse caso é como se fosse uma linha narrativa que vai aos poucos se desdobrando em inúmeros segredos revelados.

A família de Mitch funciona mais como equipe investigativa. Seu irmão, o homicida condenado Ray McDeere (o maravilhoso Callum Keith Rennie), não apareceu muito no livro, nem no filme, mas na série é um detetive particular que usa as manhas que aprendeu na prisão pra ajudar nos casos do irmão. Tammy (Juliette Lewis) é namorada de Ray há dez anos, e quer se casar com ele, mas ele está sempre correndo do casamento, e secretária do pequeno escritório de Mitch. A esposa de Mitch é educadora infantil, mas também participa de tudo oferecendo abordagens diferentes para a resolução dos casos.

Atores da série: Molly Parker (Abby), Natasha Calis (Claire),
Josh Lucas (Mitch),  Juliette Lewis e Callum Keith Rennie.
Como se não bastassem todos os problemas, o filho de um mafioso condenado por Mitch e que morreu, sai da cadeia jurando vingança contra Mitch e sua família.

A série é muito interessante e a tensão vai crescendo a cada episódio. Quem quiser assistir pode sintonizar no AXN todas as terças às 21h (legendada) ou todas as quartas às 13 e 22h (dublada). Reprises às quintas às 14h, sábados às 15 e 19h e domingos às 16h.

Um comentário:

  1. Nossa meninas, vocês agora não se informam apenas dos livros, mas filmes e séries que originaram deles.
    Que trabalho fantástico. Parabéns!

    ResponderExcluir