sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Riley Bloom e a nova saga de Alyson Noël (Renata Lima)


Se a saga "Os Imortais" é uma saga young adult (jovem adulto), a saga Riley Bloom é infanto-juvenil. Riley Bloom é a irmã de Ever (de "Os Imortais") e tem 12 anos. Ela morreu no acidente de carro juntamente com os pais e o cão labrador Buttercup, somente Ever sobreviveu. E em "Radiante", o primeiro livro da série Riley Bloom, a irmã de Ever conta a sua pós-morte em uma espécie de céu chamado Aqui e no tempo chamado Agora. 
Nossa avaliação - 6,5
Aliás, nesse ponto, preciso falar que nunca vi um céu mais confuso e chato. Ninguém orienta ninguém, você anda a esmo e depois tem que ir para uma escola onde sua vida é analisada em um telão. Dependendo dos seus feitos, ou da falta deles, você é designado para uma posição. Pode continuar trabalhando no Aqui & Agora ou pode ir para Lá (que no caso seria a Terra). 

Riley é designada como Apanhadora de Almas e tem Bodhi como orientador. O problema é que ela acha Bodhi nojento, sujo e ensebado. Ele é um nerd que usa óculos estranhos e que tem uma aparência repulsiva, o que para ela é inaceitável, já que no Aqui você pode materializar o que quiser e se curar de todas as doenças e sujeiras físicas. Mas Bodhi permanece assim enquanto acompanha Riley em sua primeira missão na Terra: colher a alma do Garoto Radiante, que assombra um castelo na Inglaterra.

O livro pode ser considerado "bonitinho", mas Riley Bloom ficou bem mais chata do que no livro "Para Sempre", que iniciou a saga "Os Imortais". Em "Radiante" ela está extremamente reclamona, implicante, insolente e , se possível, muito infantil (tudo bem, ela tem 12 anos, morreu na fase da chatice). As gargalhadas que ela dava sozinha me dava vontade de entrar no livro e estapeá-la.

O livro também é um pouco prejudicado pela revisão; ele tem tão poucas páginas e uma linguagem tão atual não pode representar um desafio tão grande assim. Há várias palavras com letras faltando e frases como a da página 89: "Além de Buttercup e mim, não havia no quarto nenhuma entidade ligada à Terra." E depois um parágrafo inteiro cheio de vírgulas que não faz o menor sentido na página 92, fui cansando.

Recomendo para quem precisa de uma leitura leve ou para quem, como eu, estava lendo tanta coisa junta que precisava me focar em uma história só e acabá-la para que pudesse retomar as outras. O livro é fofinho para quem se interessar, já está na nossa lojinha a R$15,00. O segundo volume da série se chama "Luminoso" e já foi lançado no Brasil.


2 comentários:

  1. queria saber se o serie acaba no quarto livro ou vai ter mais

    ResponderExcluir
  2. Mila,
    A história não acaba no quarto livro, mas a autora está demorando bastante para escrever mais dessa série. Só os quatro foram publicados, inclusive lá fora. Qualquer notícia, eu aviso por aqui.
    bjs

    ResponderExcluir