quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O outro lado de Guillermo del Toro (Carla Cristina Ferreira)


Foi uma surpresa quando soube que Guillerme Del Toro, o diretor de Hellboy e do belíssimo O Labirinto do Fauno, estava se aventurando no ramo editorial, mas ainda quando soube que o livro teria como tema uma das minhas paixões: vampiros.

Nossa avaliação - 6.0
Publicado em 2009 pela Rocco, o livro “Noturno” teve muita repercussão positiva e claro que fui logo à caça de um exemplar. O livro na verdade foi feito em uma parceria de Del Toro com Chuck Hogan, na qual o primeiro provavelmente elaborou um roteiro inicial e o segundo desenvolveu a história em forma de prosa. Tanto que para quem já leu o livro deve ter notado que ele tem todo o andamento de um filme, perfeito mesmo para ir para as telinhas. Algo que eu não duvido que vá acontecer em algum momento.

Mais indo ao que interessa, a história começa com o pouso de um Boeing 777 em Nova York aparentemente normal, mas de repente as luzes apagam, a comunicação com a cabine é cortada e ninguém desembarca. Há assim a suspeita de que um ataque terrorista através de algum agente biológico. O susto ocorre quando Eph Goodweather, um dos protagonistas, é chamado para averiguar a situação e constata que apenas poucos passageiros estão vivos.

Misturando o tempo presente com as lembranças do passado de Abraham Setrakian (um sobrevivente do Holocausto), aos poucos vamos familiarizando-nos com antigas histórias europeias sobre estranhas criaturas de hábitos noturnos. O misterioso caso do Boeing alerta Setrakian para o início de uma esperada guerra.

O trunfo do livro está em transformar um ser folclórico em algo real, plausível e cientificamente comprovável. Mas o problema para mim foi que os vampiros do livro não se parecem em nada com os vampiros tradicionais; eles estão na verdade mais para zumbis do que para vampiros; tirando o fato que se alimentam de sangue e não se expõe à luz do sol.

Para combater essa epidemia vampírica, Goodweather e Setrakian se juntam para enfrentar a escuridão que toma conta da cidade e muito em breve pode dominar o mundo.

Por incrível que pareça, gostei mais das lembranças de Setrakian nos campos de concentração e seu primeiro contato com os seres da noite do que na investigação para descobrir o que causou a morte dos passageiros do misterioso voo. É claro que só depois percebi que a história não será finalizada nas mais de 400 páginas e sim em mais dois livros que comporão a “Trilogia da Escuridão”, sendo eles “Noite Eterna” e “A Queda”.

Como o primeiro livro me decepcionou um pouco, não me animei muito para ler os outros, mas agora com o blog resolvi encarar o desafio e em breve trarei mais notícias sobre esse “novo” campo de trabalho do Del Toro.


2 comentários:

  1. Quando li "Vampiro" o alarme piscou, rsrs. Meu irmão disse que Hellboy é muito bom, então não duvido da competência do livro, ainda mais que amo Trilogias.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos filmes do Del Toro, o meu favorito é "O Labirinto do Fauno".
      O livro só me decepcionou mesmo pq os vampiros se parecem mais com zumbis, eu nunca curtir muito zumbis. ;-)

      Excluir