segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sensibilidade pura (Renata Lima)


Algumas pessoas ainda se surpreendem com o fato da gente (Carla e eu) ler livros em 1 ou 2 dias. Às vezes, dependendo do livro, em apenas algumas horas. A resposta é sempre a mesma. Quando o livro é bom, a leitura flui de um jeito que a gente não vê a hora passar e de repente, o livro acaba deixando aquela sensação de que ficamos órfãs.

Nossa Avaliação - 9.5
"As Vantagens de Ser Invisível" foi um desses livros para mim, principalmente por causa do cativante, atencioso e ingênuo Charlie, o personagem principal. 

Com uma mente pra lá de sensível, Charlie escreve cartas a um "Querido Amigo" que pode muito bem ser você e eu. É com o "Querido Amigo" que Charlie desabafa o bom e o ruim de ser quem ele é, de ter os amigos que tem, de ter a família que tem.

Charlie chega no ensino médio com medo de uma vida que ele não conhece e, apesar de ser invisível para alguns, ele conhece Patrick e depois Sam e aos poucos vai descobrindo o que é uma amizade verdadeira.

Na companhia dos três, somos mais um da gangue, partimos com ele numa jornada do auto-descobrimento, de auto-afirmação, de segredos, de mentiras e de amizade. E no fim, aprendemos que ser invisível não é de todo ruim porque invisível é algo que pessoas normais não podem ver.

“E naquele momento eu seria capaz de jurar que eramos infinitos” e quem nunca sentiu isso quando está na presença de amigos queridos? Quem nunca quis parar o relógio e fazer com que o tempo deixasse de passar. Quem não tem a impressão de que o tempo passa rápido demais quando se está ao lado de quem se ama?

Não importa o ambiente em que você vive, nem as dificuldades pelas quais passou. Você é você, um ser humano único que tem a chance de fazer as coisas de uma forma diferente. 
“Então, eu acho que somos o que somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas.”
O filme também é muito lindo, mas o livro, por ser escrito pelo Charlie em forma de carta, fazendo parecer que ele está escrevendo para você, traz uma maior sensação de intimidade, de proximidade. 

Nesse caso eu recomendo a leitura do livro, independente de já ter visto o filme porque com certeza é uma abordagem diferente, mesmo que o próprio autor tenha feito o roteiro.
Quer fazer download do filme? Clique na imagem.

3 comentários:

  1. Acabei de ver o filme e gostei muito, mas não sei se aguento ler tanto drama... Sei lá. Acho q leitura pra mim tem q ser uma pouco mais light. Mas vou pensar com carinho...

    ResponderExcluir
  2. Particularmente, acho que tem 90% de chance de você gostar mais do livro do que d filme.

    ResponderExcluir
  3. Eu também assisti ao filme, mas acho que não consigo encarar um livro desse tipo.
    Quem sabe mais tarde...

    ResponderExcluir