segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O lado humano de um ator com Parkinson (Renata Lima)


Esse ano fui surpreendida por dois livros fascinantes que eu nunca teria lido se não fossem duas pessoas muito queridas. Um deles eu nem resenhei aqui porque a Carlinha já tinha feito uma resenha dele, maravilhosa por sinal, foi "A Maldição do Tigre" da Colleen Houck e o outro eu vou ter o prazer de apresentar para vocês agora: "Coisas Engraçadas Aconteceram no Caminho para o Futuro" de Michael J. Fox.

Nossa Avaliação - 100
Quando criança, eu era muito fã do ator Michael J. Fox. Assisti  a TODOS os filmes dele e me comovi quando soube que ele tinha sido diagnosticado com o Mal de Parkinson, uma doença que atinge os neurônios que controlam os músculos do corpo  e faz com que a pessoa trema incontrolavelmente - ou assim eu achava.

Quando esse livro chegou em meu computador (porque eu li em pdf primeiro antes de comprar o livro físico) através do Elias, eu me preparei psicologicamente para muitas lágrimas e muito "como a vida é injusta" e tal, apesar do título divertido. E o que eu encontrei no livro me fez repensar os meus conceitos, principalmente aqueles que dizem que uma doença grave significa o fim da alegria e das coisas boas.

Em um livro leve e divertido, Michael J. Fox fala de forma interessante de vários assuntos; entre eles, filmes, livros, viagens, amor, filhos e sucesso. 

Na Parte I do livro conhecemos a vida pregressa do ator, seus anos de escola e como ele resolveu parar de estudar para seguir na carreira de ator e se mudou sozinho para Los Angeles, que é onde começa a Parte II, falando sobre as matérias que ele aprendeu, mesmo não tendo continuado na escola (ou seguido na vida acadêmica, propriamente dita).

Através das dificuldades narradas com um bom humor absurdo, Michael J. Fox conta como aprendeu lições de Economia, Literatura Comparada, Física, Ciências Políticas e Geografia. "O inventário das posses terrenas de um garoto de 18 anos que morava sozinho em Los Angeles era o seguinte: uma mochilona cheia de roupas (isto é, roupa suja), um fogareiro portátil, uns pratos descombinados, objetos de toalete, cobertor, lençóis e um despertador a corda. Ah, e havia também os móveis: um colchão e uma cadeira dobrável de diretor de cinema." E como "aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação" ele foi escolhido para o papel que daria a ele visibilidade suficiente para trabalhar com Steven Spielberg.

Na Parte III, Michael J. Fox relembra os grandes mestres que já passaram por sua vida, deixando marcas que ele levaria daquele ponto da vida em diante. E é na Parte IV que Michael revela que, em 1991, aos 30 anos de idade, ele recebeu o diagnóstico que mudou a sua vida para sempre: ele tinha Mal de Parkinson e se recusou a revelar aquilo para qualquer um que não fosse da família, tomando inúmeros remédios para encobrir os sintomas e se afogando no álcool em negação. "E as coisas piorariam ainda mais antes de melhorar — ainda que eu esteja convencido de que elas melhoraram justamente porque pioraram."

Não há palavras para descrever o quanto eu gostei desse livro (acho que essa resenha enorme, cheia de citações dá conta disso, né?) e o quanto eu admiro pessoas que, em face às maiores dificuldades da vida, conseguem manter uma atitude positiva e lutar, não se dar por vencido e ter consciência de que não está fazendo isso de forma egoísta, apenas para a própria sobrevivência, mas em um âmbito maior, tomando para si uma causa. 

De um otimismo constrangedor para quem leva uma vida sem doenças e sem grandes preocupações nesse sentido, Michael J. Fox é uma luz, um exemplo, e suas palavras vão ficar comigo para sempre. A tradução é primorosa, mantendo a linguagem jovem, atual, irônica, divertida, tudo no tom certo, e a Editora Planeta está de parabéns por ter adquirido os direitos de publicação de um livro tão fascinante. Por fim, fiquem com um pouco mais de Michael J. Fox:

"Conforme prometi, tentei evitar dar conselhos pura e simplesmente. Minha intenção ao escrever esse livro foi ilustrativa, e não prescritiva. Entretanto, permitam-me uma sugestão: não percam muito tempo imaginando o pior cenário. As coisas raramente acontecem da maneira que tem que a gente imagina e, se por um golpe do destino for assim, você terá sofrido duas vezes.

Quando as coisas realmente derem errado, não fuja e não enfie a cabeça num buraco na terra. Aguente firme e seja honesto ao enfrentar os aspectos dos seus medos. Tente manter a calma. Leva um tempo, mas você vai descobrir que mesmo os problemas mais graves são finitos - e que as escolhas que você tem são infinitas." Michael J. Fox.

PS: Já consegui a autobiografia completa "Lucky Man" e o outro livro já publicado pela mesma editora Planeta chamado "Um Otimista Incorrigível" e agora estou atrás do documentário sobre o qual ele fala no livro. Uma fascinante e milagrosa viagem ao Butão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário