segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Amor por correspondência (Aline Basilio)


Esse livro trata-se do primeiro romance de Daniel Glattauer publicado no Brasil pela Editora Suma das Letras em 2012 com duas reedições e capas diferentes.

Nossa Avaliação: 7.0
@mor é o primeiro livro em que conhecemos o casal Leo Leike e Emmi Rothner. A história deles começa com um e-mail de Emmi enviado para o cancelamento da assinatura de uma revista que ela envia para o endereço eletrônico errado, o de Leo.

Reenviando o e-mail de cancelamento Emmi recebe uma resposta informando que o endereço eletrônico estava errado de Leo. Após algum tempo, Emmi encaminha uma mala-direta de boas festas e inclui o endereço de Leo. Inicia-se então um relacionamento virtual entre o casal. Leo, solteiro e desiludido com seu último relacionamento e Emmi, casada e com dois enteados se intitula “feliz no casamento”.

Os e-mails diários são repletos de sentimentos, relatos de vida, frustrações. Após algum tempo ambos sentem-se atraídos um pelo outro, mas não se permitem esse sentimento. Porém, o relacionamento vai se fortalecendo mesmo contra a vontade deles. E, a necessidade de se conhecerem cresce a cada dia. O dilema então se firma em encontrarem-se ou não. Eles não querem perder o relacionamento que construíram em mais de um ano com um encontro que poderia acabar com o encantamento e o desejo entre eles. Um mundo diferente criado por ambos enquanto a vida continua do lado de fora.

O que eu achei do livro? Bom. Senti que os dois começaram a se relacionar muito rapidamente, o que não existe hoje em dia, ainda mais por e-mail. E a dúvida do casal em colocar em risco o que construíram nesse tempo era algo que me consumia ao mesmo tempo em que consumia a eles. O encontro ou não? Continuar fantasiando ou acabar com o sonho? Brota romance, mistério e excitação por não se conhecerem. E, o autor, nos conduz a participar desse romance. Parece que estamos inseridos na história aos lermos os e-mails de ambos.

Durante a leitura passei por várias fases: interesse, desinteresse e muito interessada. No decorrer da história pensei em desistir, pois estava um pouco chata essa troca de e-mails. Pareciam dois adolescentes, embora sejam adultos, trocando insultos e ciúmes por e-mails. Porém, na parte final do livro, uma surpresa se revelou e fiquei chocada! A história tomou um rumo emocionante e eu não conseguia parar de ler. A leitura é rápida, pois a história é descrita em forma de e-mails, o que facilita.

Infelizmente, o autor nos deixou com um gostinho de quero mais... Isso mesmo! O livro acabou no clímax da história e preciso ler o próximo para saber o que aconteceu... Que bom que o segundo livro já foi lançado e chama-se “Emmi e Leo – A sétima ond@”, inicialmente publicado em 2012 pela Porto Editora e em 2013 pela Suma das Letras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário