quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Se sentindo excluído (Aline Basílio)


Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já nos sentimos excluídos e esse é o ponto principal dessa história escrita por Nora Raleigh Baskin.

Nossa Avaliação - 7.0
Jason Blake nos conta sua história. Ele é um menino de doze anos, possui um irmão mais novo, frequenta a escola e é autista. Porém, bem diferente do que pensamos sobre um autista, tem uma vida “normal”, claro que com limitações.

Jason se sente bem escrevendo histórias publicadas em um site chamado Storyboard (um fórum onde pessoas publicam textos e histórias) e é nesse momento que ele se solta, pois sabe que assim ninguém pode vê-lo ou saber quem ele é.

Um dia, Jason escreve um texto e recebe dois comentários. Um deles o interessou muito, o de Phoenixbird, que acaba se tornando sua amiga virtual. Esse site promove um encontro anual de membros e Jason descobre que Rebecca (verdadeiro nome de Phoenixbird) estará presente na convenção e como ele também estará lá tem medo de como ela vai encarar sua aparência. Mal sabe ele que o encontro dos dois reserva grandes surpresas. Mas não vou contar mais para não dar spoiler.

Nunca realmente vemos a nós mesmos da maneira como as outras pessoas nos veem. (p.184)


O que mais gostei da história é o fato de nos fazer repensar a palavra “normal”. Percebi que ser “normal” depende do ponto de vista, de como comparamos as coisas ou pessoas e o que é “normal” para uns pode não ser para outros.

Gostei muito do livro, talvez por ser algo ligado ao campo da Psicologia, campo de minha formação. Acredito que lendo essa história pude entender um pouco o lado do autista, me colocar em seu lugar. Foi uma experiência muito interessante para mim. Um livro para quebrar nossos pré-conceitos.

“Esse é quem eu sou.

Esse sou eu.” (p.188)

2 comentários:

  1. Nossa Aline , apesar desse não ser o tipo de livro que eu leria , eu fiquei interessada , sua resenha foi ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kelly. Realmente gostei muito do livro. Depois nos conta o que achou da leitura.

      Excluir