quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

2/8 de Sullivan! (Renata Lima)


Depois de ler três distopias seguidas ("Fragmentada", "A Passagem" e "The Walking Dead"), eu precisava de uns livros leves para dar continuidade às leituras e não cair numa bela ressaca literária. As opções eram variadas: infanto-juvenis, romances de banca ou a série da Bella Andre sobre os irmãos Sullivan que eu já estava curiosa para conferir há algum tempo e que foram os livros que escolhi.

A primeira coisa que me chama atenção nessa série é que as capas são interessantes e condizem com as histórias (acho que menos a capa do livro 05, mas vou falar dele em outro post!). Outro detalhe que eu acho que se perdeu nas traduções dos títulos é que todos eles têm nome de música. O primeiro "The Look of Love" da Diana Krall, o segundo "From this Moment On" da Shania Twain, o terceiro "Can't Help Falling in Love with You" do Elvis, o quarto "I Only Have Eyes for You" do The Flamingos o quinto "If you were Mine" da Billie Holliday, o sexto "Let Me Be the One", que uns dizem que foi baseada na música dos Carpenters, mas eu preferiria que fosse baseada na do Jimmy Bondoc.


Nossa Avaliação - 6.0
No livro 01, "Um Olhar de Amor", Bella Andre conta a história do fotógrafo Chase Sullivan e da artesã Chloe Peterson, que, fugindo de um relacionamento ruim tem um revés em uma noite de tempestade: seu carro cai em uma vala e Chase vem em seu resgate.

Sem ter para onde ir, Chloe aceita a hospitalidade de Chase e fica na casa de hóspedes do vinhedo do irmão de Chase, Marcus, por, inicialmente, uma noite que acaba virando vários dias. Chase está no vinhedo para fotografar uma campanha de moda e Chloe acaba sendo de grande ajuda não só para ele, mas também para as modelos que participam do ensaio quando a pessoa que cuida do guarda-roupas fica doente.

É claro que os dois irão se apaixonar e viver uma história de amor bonitinha que terá um momento "para tudo que pode não dar tão certo assim" e o final você já sabe qual é, mas no decorrer da história me irritou muito a intensa repetição de que a personagem principal já tinha sido muito magoada e portanto não queria ter outro relacionamento tão cedo. Praticamente todo capítulo tem um ou dois parágrafos falando exatamente a mesma coisa e do meio pro final eu já estava tão irritada com isso que pulava os parágrafos de "mimimi".

Uma coisa que me causou uma certa estranheza foi que na época das nossas avós, as duas depressões entre as clavículas e o pescoço eram chamadas de "saboneteira", hoje em dia nem sei se alguém fala isso, mas no livro aparece bastante e eu tive que pedir ajuda aos universitários porque nunca tinha ouvido falar isso na minha vida. Mas fora isso, não tenho nada do que reclamar da edição para o Kindle.

Um livro bom, nada mais do que isso.

Nossa Avaliação - 7.0
E como falamos no Marcus Sullivan, o dono do vinhedo, lá em cima, vamos para o livro 02 "Por um Momento Apenas" que traz como protagonistas Marcus e a princesinha do pop Nicole Harding, ou simplesmente Nick.

Marcus tem 36 anos e é o Sullivan mais velho, o que assumiu, junto com a mãe, a criação dos sete irmãos mais novos depois da morte do pai. O responsável, o confiável, o estável. Mas a vida de Marcus está de cabeça para baixo porque ele acaba de descobrir que está sendo traído pela noiva e tudo que ele precisa é de uma noite de loucura e instabilidade para rever toda a sua vida na manhã seguinte.

É com esse objetivo que Marcus conhece Nick em uma boate e convida a jovem ousada e linda para a casa de seu irmão superstar de Hollywood, Smith Sullivan, para uma noite de sexo sem limites. Mas, apesar de topar ir com ele, Nick está arrasada de cansaço porque passou o dia todo ensaiando para as gravações de seu novo videoclipe com a coreógrafa Lori Sullivan (atenção ao nome da coreógrafa porque SIM, ela é irmã de Marcus! Cara de surpresa, todo mundo!) e em vez dos dois transarem, ela acaba dormindo no sofá e Marcus é obrigado a cuidar de mais uma pessoa sem saber ao menos quem ela é.

No dia seguinte, Marcus descobre que Nick é uma estrela do pop, tão famosa quando Britney Spears, assediada pela imprensa e cobrada pela mídia por uma imagem feita por um ex-namorado há alguns anos que a retratava como festeira e problemática, algo que Nick nunca foi. Nick não está interessada em namorar, Marcus também não, e os dois fazem um acordo de ficarem juntos enquanto Nick estiver na cidade, ambos tentando encontrar o meio termo entre a vida pacata de um vinhedo e a vida sob os holofotes de uma estrela enquanto se apaixonam perdidamente um pelo outro, ainda que decidam manter o acordo original.

Esse livro, diferente do anterior, tem muitos problemas editoriais. "Bochicho", em vez de "buchicho", problemas nos tempos verbais (o livro é narrado no passado, mas às vezes aparecem frases no presente), e o cara se referindo ao próprio pênis como "pinto", o que pra mim soa meio estranho. Além disso tem "um filhote de jay azul" que é uma gralha azul, se jogar no google acha, mas que o tradutor deixou "jay" mesmo não entendi o motivo. Mas para mim o problema mais grave é a pontuação. Os travessões das falas começam no meio dos parágrafos e me pergunto se esse é um problema de conversão (porque o livro que eu tenho é um epub convertido para mobi) ou se o arquivo original em epub também está desse jeito. (Se alguém tiver essa resposta, deixa nos comentários, por favor!)

Mais um livro bom, que me envolveu mais do meio para o final. Para quem gosta de romance, acho que esses livros valem a pena, principalmente porque eles não são livros enormes (acho que levei dois ou três dias para ler cada um) e porque a história não fica muito tempo parada em um personagem só. Geralmente no último capítulo você já sabe também quem vai ser o próximo Sullivan protagonista.

Eles tem sim um ritmo de romance de banca, apesar de alguns leitores não gostarem muito da comparação por puro preconceito.

Particularmente, estou ansiosa para ler as histórias de Ryan (lido), Lori e Smith, que são meus Sullivans favoritos até agora! Que venham em 2014!!!

2 comentários:

  1. Nooooossa, eu não sabia que os títulos da série Sullivan eram baseados em músicas =o
    Ouvirei todas assim que chegar em casa hahahaha

    Sou louca por essa série também, e concordo quando você diz que ela é uma ótima opção para quando buscamos uma leitura mais leve.
    Mas quanto aos problemas de edição, não vi nada parecido no livro físico. Acho que foi algo com a sua versão para e-reader/note/pc

    Beijos
    http://www.livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabela,
      Eu achei estranho porque a versão que eu tenho é comprada mesmo, versão oficial do e-book. Que bom que a versão impressa não está assim porque às vezes dá uma confusão na nossa cabeça, de verdade.
      Já estou fazendo o post dos outros dois livros, vc já leu?
      Beijos e obrigada pela visita!!!!!!!!

      Excluir