quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Mais uma surpresa de Gaiman (Carla Cristina Ferreira)

Nossa avaliação - 8.0

No ano passado nós nos surpreendemos com “O Oceano no Fim do Caminho”; gostamos tanto que ficamos loucas para ler mais de Neil Gaiman e foi uma sorte encontrar baratinho no sebo, “Coraline”.

Com certeza alguém já deve ter ouvido falar de “Coraline”, a animação, pois o filme é baseado nesta obra “infantil” de Gaiman. Curiosa, assisti ao filme primeiro (que por sinal é bem fiel ao livro) e só depois consegui por as mãos no exemplar, publicado pela Rocco Jovem Leitores.

Como diz o título, a nossa protagonista é uma menina chamada Coraline que acaba de se mudar para uma grande e velha casa que foi subdividida em quatro apartamentos. Seus vizinhos são duas velhinhas simpáticas e um velhote excêntrico e nenhum deles consegue falar o nome da menina corretamente. Apesar da excentricidade Coraline não estranha muito seus vizinhos, pois ela também é um pouco excêntrica: ela gosta de explorar, de roupas chamativas, de cores berrantes, mas sua mãe nunca coloca as roupas de Coraline quer, sempre optando pelo lugar comum, o que todo mundo usa.

Os pais da menina vivem trabalhando em casa, sem tempo para dar atenção à menina que acaba ocupando seu tempo explorando, até que quando chove e é impossibilitada de sair acaba descobrindo uma porta na sala de visitas. Curiosa, a menina resolve explorar o que há atrás da porta e para sua surpresa ela descobre um caminho para um apartamento muito parecido com o seu, onde os habitantes são muito parecidos com seu pai e sua mãe, mas há algo de estranho com eles: no lugar dos olhos eles possuem botões!

Esse outro pai e outra mãe são o oposto dos pais de Coraline: dão-lhe atenção, compram as roupas chamativas que ela gosta, cozinham comida de verdade! Atraída, a menina pensa que poderia viver nesse mundo novo, com esses pais maravilhosos, há até os ‘mesmos’ vizinhos, mas esses acertam o seu nome. Mas para viver nesse mundo há um preço a pagar, um preço que Coraline não está disposta a pagar!

Basicamente o livro nos mostra o processo de criação de identidade de Coraline e como ela vai aos poucos se desapegando das figuras dos pais, se tornando independente deles. Apesar dela não ser inteiramente feliz no seu mundo real, os ‘outros’ pais também não a fazem completamente feliz; é aí que a menina começa a andar com as próprias pernas tentando aceitar o mundo dela como ele realmente é.

Há também o simbolismo dos botões como olhos e estes sendo a janela da alma, isto é, se você pagar o preço pelo que deseja pode acabar entregando a sua alma. Há também o gato preto... Sempre há gato preto nos livros do Gaiman? Porque no “Oceano no Fim do Caminho” tem uma gata preta e soube que na HQ “Sandman” também há. É alguma marca registrada do autor?


“Coraline” é mais um livro de criança feito para adultos e com ilustrações que nos ajudam a mergulhar mais profundamente neste mundo de magia e descoberta. Recomendo, tanto o livro quanto o filme.


Um comentário: