sexta-feira, 4 de abril de 2014

Opções de Qualidade na Nova Aposta da Vertigo (Renata Lima)


Não adianta, eu não consigo pronunciar Vertigo em português! Culpem o U2 que fez aquela música Vertigo que não sai da minha cabeça toda vez que eu leio no nome da editora. Desculpa. O fato é que a Autêntica lançou o selo Vertigo (que, minha Nossa Senhora, virou VESTÍGIO agora, eu preferia Vertigo mesmo, ou Vertigem) para publicar uma linha de livros de suspense e policial.

Não sei bem qual foi a ordem de publicação e não faz muita diferença porque, apesar de alguns deles serem séries, eles começaram certo, publicando o primeiro livro de cada uma, ao contrário de algumas editoras por aí, como a Arqueiro e a Novo Conceito, que começam a publicar aqui no Brasil o décimo livro de uma série sem nunca ter publicado o primeiro. Vai entender...

A Carlinha já falou para vocês do livro "Os Sete Crimes de Roma", e ela não gostou muito, mas hoje eu venho falar para vocês de "Vestido de Noivo", do francês Pierre Lemaitre, muito elogiado pela Pati do Alma do Meu Sonho e pela Denise do Cem Anos de Literatura, que é um livro único, não faz parte de uma série, por isso me atraiu a começar por ele.

Nossa Avaliação - 7.0
Nas primeiras páginas, somos apresentados à Sophie e à sua depressão. Com lapsos de memória, um estado mental alterado e à beira de um colapso, o narrador em terceira pessoa passa pela vida de Sophie até aquele dado momento: a mãe já falecida, a sogra morta, o marido morto. Apesar de culta e com um diploma universitário, Sophie trabalha como babá de uma criança de seis anos e sua vida é reclusa, beirando a invisibilidade até que um dia, depois de mais um de seus apagões, Sophie acorda e descobre que pode ter cometido um crime.

Apesar de manter um bom relacionamento com o pai, Sophie decide fugir. Atormentada pela culpa e pela incerteza, ela passa a se esconder enquanto recebe notícias pelos jornais de que está sendo procurada pelo país todo, inclusive em países próximos à França.

Mudando constantemente de lugar e de visual, Sophie precisa de um precisa de dinheiro para pôr em prática um plano que a deixará mais tranquila e é aí que o livro começa, na minha opinião, lá pelos 30% quando aparece um outro narrador, em primeira pessoa, que vai começar a clarear todo mistério que envolve os apagões de Sophie.

O que me fez gostar desse livro é que eu achava que eu tinha todas as respostas e de repente chega o autor e me diz "Ah, você ACHA que sabe? Então olha aí!" e me desestrutura completamente com uma reviravolta de tirar o fôlego que recentemente aconteceu comigo com Gillian Flynn e seu livro "Garota Exemplar". Mas ao mesmo tempo em que o livro me arrebatou nesse momento, ele me perdeu em algum momento depois, talvez na segunda parte, narrada pelo outro personagem que não a Sophie, quando me vi questionando a facilidade com a qual esse personagem se encaixa em determinados momentos do livro e dos 30 aos 65% do livro eu notei que eu estava lendo com menos empolgação do que deveria. O bom é que depois o livro dá uma esquentada, engata a marcha e te leva para um final bem interessante, mas não imprevisível. Mas quem disse que o previsível também não pode ser bom?

Em termos editoriais, o livro é muito bonitinho, todas as capas da Vestígio são muito bem feitas, diga-se de passagem, e o livro físico não é aquele livro bruto e grande. Ele chega a ser até leve e delicado, talvez para contrastar com as histórias que têm dentro deles, quem sabe?

Apesar de não ter erros, notei que a tradução é um pouco "simplificada" no sentido de atender melhor aos leitores nacionais, utilizando-se de gírias e expressões idiomáticas que não condizem com a sofisticação dos personagens, ao meu ver. Minha única "bronca" é que quando eu li o e-book, em .mobi, na capa interna o título do livro estava "Vestido de Noiva" e não de "noivo", como na capa.

Para quem procura uma saída da rotina, esse livro vale a pena, mas se você está esperando ação do início ao fim, sugiro que tente "Sete Dias em River Falls" o primeiro livro da série River Falls (o segundo sai em abril e já está sendo noticiado na foto lá em cima) porque a tensão nesse livro é mais psicológica, mais interna. De qualquer forma, mais um livro interessante lido!

PS: Uma pequena correção: o livro "ESTAVA ESCRITO" de Gunnar Staalesen é o 11o livro de uma série chamada Varg Veum!

2 comentários:

  1. eu acho que vou dar uma procurada por esse livro, achei a capa muito interessante, e eu sou sim o tipo que compra o livro pela capa, nem sempre mas as vezes a capa me compra kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas capas são bem bonitas, outras nem tanto! Mas todas quem um quê de instigante...
      Beijos

      Excluir