quarta-feira, 7 de maio de 2014

7/8 de Sullivan (Renata Lima)


Chegou a hora de falar de mais três irmãos Sullivan: Zach, Ryan e Smith! Se você ainda não leu nada sobre os irmãos Sullivan, é legal começar clicando aqui para saber a história dos dois primeiros livros, protagonizados por Chase e Marcus, e depois aqui para saber a história dos dois outros livros, protagonizados por Gabe e Sophie.

Nossa Avaliação - 7.5
O livro 05 da série, "Se Você Fosse Minha" (lembrando que todos os livros têm títulos de música e no caso desse é uma música da Billie Holliday), conhecemos a história de Zach Sullivan, dono de uma rede de oficinas que é obrigado a cuidar da cadela Ternurinha depois que a sobrinha Summer vai viajar com a família. Acontece que Zach não tem experiência com cachorros e mete os pés pelas mãos até que Heather, uma treinadora de cães, cai de paraquedas em sua vida.

Logo de cara a atração entre Heather e Zach se torna óbvia e já na página 50 Zach declara seu objetivo: levar Heather para a cama. Mas diferente dos outros livros, as situações impostas aos dois são engraçadas e dão margem ao desenvolvimento da relação que acaba não ficando só baseada no sexo e na atração física. Os dois realmente têm tempo de se conhecerem e de interagirem.

Mais uma vez temos os traumas pessoais: Zach tem medo de se envolver por ser muito parecido com o pai, que acabou morrendo jovem e deixando a mãe dele sozinha para criar oito filhos, obrigando os filhos mais velhos a amadurecerem rápido demais para ajudar na criação dos mais novos; Heather não sabe o que é o amor, os pais sempre tiveram um relacionamento cheio de mentiras e de altos e baixos e ela não está disposta a repetir os mesmos erros.

Já o lado cômico do livro aparece na interação entre Zach e Ternurinha e o troféu fofura vai para Ternurinha e o cão gigante, mas gentil, Atlas!

Não é um livro que traga qualquer novidade ao gênero, mas quem disse que toda leitura tem que ser densa, amarga e sofrida? Um livro leve, divertido, bem escrito, com uma história despretensiosa que não visa assuntos profundos, mas que nos traz a dose certa de um bom e belo romance. Daria um ótimo filme de sessão da tarde, sem as cenas mais calientes, claro!

O lado ruim é que a capa nacional não tem NADA a ver com o livro! 

Capas dos livros: versão para Kindle, Mass Paperback e Paperback

Já no livro 06, o foco é no jogador de beisebol Ryan Sullivan e confesso que fiquei um pouco preocupada se a autora iria dissecar essa parte do beisebol, um esporte tão "estranho" a nós, brasileiros, mas não se preocupem, não tem nada muito detalhado e o que aparece é muito bem explicado!

Nossa Avaliação - 7.0
Como no livro 04, da Sophie e do Jake, Ryan Sullivan e Vicki se conhecem há muitos anos, desde a escola, e sempre foram melhores amigos. Depois de anos de separação, já que Vicki se casou e foi morar na Europa com o marido, Ryan recebe uma mensagem de Vicki: ela está em apuros e precisa que o melhor amigo finja que é seu namorado para que o orientador de uma bolsa a qual ela está concorrendo pare de dar em cima dela definitivamente.

Surpreso por Vicki estar de volta e com uma paixão antiga por ela despertando, Ryan vai socorrê-la e obviamente, como a figura famosa que é, as coisas começam a se complicar e as mentiras vão se acumulando. Ao mesmo tempo, Ryan encontra-se em posição favorável para contar a Vicki que tem sentimentos verdadeiros por ela desde que ela o salvou de um atropelamento na época do ensino médio.

A história é relativamente simples e nada muito elaborado é desenvolvido daí, a não ser o relacionamento de Vicki com o ex-marido e o risco que ela corre com esse orientador mão-boba que pode ser mais perigoso do que ela e Ryan imaginam. O interessante é que Vicki parece ter se desenvolvido como pessoa e conquistado uma certa independência depois de tudo, o que é mais do que a gente pode dizer de 99% das personagens femininas em livros do tipo.

O que eu achei estranho foi referirem à Nick (a esposa de Marcus do livro 02) como "Nicola" e não "Nicole" ou "Nick" como nos livros anteriores e isso acontece pelo menos umas sete ou oito vezes no livro. Tem também uma parte em que a mesma peça de roupa é jogada no chão duas vezes em parágrafos diferentes. Mas nada disso me incomoda tanto quanto essas capas escuras que começaram no livro 04 e vão até o livro 07, por enquanto!

Nossa Avaliação - 6.5
E por falar em capas, não deixe se enganar pelo sósia do João Kléber na capa do livro 07, "Perto de Você" (que dizem que é da música "Come a Little Bit Closer" do Fleetwood Mac). Smith Sullivan é um gato e é um grande astro de cinema, gosto de compará-lo com um Tom Cruise em sua época de ouro, com os olhos azuis escuros, quase negros. Ele pode ter a mulher que quiser, mas depois que seus irmãos começaram a formar suas famílias (nos livros anteriores), Smith começa a sentir falta do que nunca teve: um amor de verdade, uma pessoa para dividir e compartilhar, uma mulher carinhosa, autêntica e que não se importe com o fato de ele ser um grande astro, mas que o veja como homem, como ser humano. E é assim que Valentina, a irmã super protetora de sua coadjuvante Tatiana o vê.


O problema é que apesar de vê-lo como homem, Valentina já teve sua cota de atores na vida, através dos homens que entravam e saiam da vida de sua mãe, quase sempre depois de algumas semanas. Para ela, a vida glamorosa das celebridades é uma fantasia que ela deseja manter distancia e, mesmo atraída para os braços fortes de Smith Sullivan, ela não aceita se envolver, por mais que ele tente.

Não é um livro cinco estrelas porque essa história da mocinha que acha que o mocinho é areia demais pro seu caminhãozinho já cansou, mas confesso que eu adoro a família Sullivan e estava ansiosa pelo livro do Smith (agora estou ansiosa pelo livro da Lori!). Se por um lado o livro correspondeu às minhas expectativas, porque Smith é mesmo o sonho de toda mulher, por outro a fórmula já cansou. 

Por que o amor tem que ser tão difícil e trabalhoso? A mocinha faz uma tempestade num copo d'água e a impressão que se tem é de que todo relacionamento tem que acabar em casamento. Como diria uma grande amiga minha, a Carlinha: "Filha, relaxa e goza!" O cara é um astro de cinema, o cara é lindo e romântico, o cara quer te levar pra sair. Aceita logo e se ele te der um pé na bunda depois, é vida que segue! Mas não... fica aquele mimimi sem fim, "será que devo? será que não devo?", aí a paciência não aguenta!

Uma coisa que eu percebi hoje, me batam por favor, é que tem mais livro do que Sullivan (já que são oito irmãos e eu presumi que fossem oito livros) e nesse livro a autora introduz alguns Sullivans distantes, primos, eu acho e quando eu fui checar, já tem TREZE LIVROS!

Book 8: Always On My Mind (Lori & Grayson)
Book 8.5: One Perfect Night (co-starring Mia & Rafe Sullivan, The Seattle Sullivans)
Book 9: The Way You Look Tonight (Rafe & Brooke, The Seattle Sullivans)
Book 10: Kissing Under The Mistletoe: A Sullivan Christmas (Mary & Jack)
Book 11: It Must Be Your Love (Mia & Ford, The Seattle Sullivans)
Book 12: Just To Be With You (Ian, The Seattle Sullivans)
Book 13: I Love How You Love Me (Dylan Sullivan's book, The Seattle Sullivans) ~ coming summer 2014!

Aguardando ansiosamente o livro da Lori, ou será que a autora vai fazer a Sullivan mais esperta, decidida, autêntica e independente virar uma mala? Mas não sei se vou seguir Os Sullivans de Seattle...


Nenhum comentário:

Postar um comentário