segunda-feira, 26 de maio de 2014

Todo mundo tem um pouco de Emma Forrest (Renata Lima)

Antes de falar sobre esse livro, é necessário dizer que eu não sabia quem era Emma Forrest. Sou tão alheia ao mundo das celebridades internacionais quanto ao das nacionais e nunca sei quem casou com quem, quem traiu quem, quem teve filho com quem, e confesso que mal acompanho a vida pessoal dos meus ídolos de sempre, imagine daqueles que muito pouco me interessam.

Nossa Avaliação - 9.0
O que tenho a dizer sobre Emma Forrest e seu livro "Sua Voz Dentro de Mim", publicado aqui no Brasil pela editora Rocco, é que todos somos um pouco como ela: inseguros, inconstantes, desejosos não só de amor, mas de alguém que nos aceite com nossos defeitos e qualidades e que não apenas nos ouça, mas também fale conosco. Ninguém é tão autossuficiente que não precise de alguém, principalmente alguém que diga as coisas que não queremos, mas precisamos, ouvir. Por isso o livro é dedicado ao psiquiatra Dr. R.

A vida um tanto desregrada de escritora e roteirista, a falta de uma rotina de trabalho e de uma certa estabilidade emocional levam Emma ao limite várias vezes, principalmente por ela já ter uma predisposição à doença, mas também a levam a procurar uma ajuda que, ao longo dos anos, torna fundamental a sua melhora, o seu sucesso e o seu equilíbrio emocional.

Em meio ao relato de vida da própria Emma, com suas depressões, tentativas de suicídios, temos também cartas de outros pacientes do Dr. R que agradecem por sua dedicação e sua ajuda nos momentos mais difíceis de suas vidas. São cartas de homenagem póstuma, já que o Dr. R faleceu por conta de um câncer que quase ninguém além da família sabia que ele tinha.

Passando por partes significativas de sua infância, sua fixação por um quadro específico (que acaba quase ilustrado na capa de uma forma bem poética), sua mudança da Inglaterra para os EUA, suas amizades e seus relacionamentos, a maioria fracassados, Emma nos revela uma personalidade quase bipolar com o olhar que desenvolveu após o tratamento com Dr. R, ao mesmo tempo sensível e analítico, se é que isso é possível. Conhecemos então seu Marido Cigano, ou MC, pseudônimo que ela usa para falar do ator famoso Colin Farrell, um de seus namorados famosos. Mas não espere uma lavação de roupa suja, o relato do romance é breve, interessante, mostrando que MC era tão problemático quanto a própria Emma, mas os dois mantiveram durante anos os laços de amizade.

O livro de Emma é na verdade um livro de agradecimento ao Dr. R e à família do psiquiatra e a lição que fica é nunca subestimar os benefícios de alguém que faz o que ama, porque se hoje Emma Forrest tem 37 anos, tem filmes e livros de sucesso e é casada com o ator Ben Mendelsohn, ela deve tudo isso ao fato de que um dia o Dr. R a diagnosticou e a tratou com o carinho que ela precisava.

Ah, e esqueci de falar que o livro vai virar filme, com Emma Watson, a eterna Hermione do Harry Potter, no papel principal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário