segunda-feira, 19 de maio de 2014

Você já leu isso em algum lugar (Renata Lima)


É engraçado como eu sempre digo que estou cansada dos livros eróticos e basta uma livreira mais empolgada me falar sobre um livro e lá vou eu em minha peregrinação para consegui-lo. Desta vez Carla e eu estávamos na Saraiva do Botafogo Praia Shopping esperando o Flávio para nossa sessão de Noé, obviamente sem intenção de comprar nada, e uma livreira muito simpática, cujo nome eu não me recordo agora, nos abordou perguntando se já tínhamos lido alguns livros da Sylvia Day que estavam expostos. Como estou correndo de Sylvia Day, começamos a falar sobre livros eróticos em geral e havia um exemplar de "Fogo" da Maya Banks no balcão.

Nossa Avaliação - 5.0
Ela explicou que se tratava de uma trilogia erótica chamada Breathless que focava em três amigos: Gabe, Ash e Jace. Nos falou um pouco da premissa do livro e explicou que ele começava com o livro "Obsessão", que não tinha disponível na livraria, mas que eu me lembrava vagamente da capa branca e azul e sabia que tinha ele disponível em e-book.

Dias depois, vi que o livro estava em promoção em um site de e-books e o comprei a R$9,99, resolvendo então mergulhar de cabeça na história de Mia Crestwell e Gabe Hamilton achando que realmente seria um livro espetacular e acabei me decepcionando um pouco, mas vamos adiante!

Publicado no Brasil pela Quinta Essência, um selo da editora Leya, o livro contra a história de Mia, uma jovem que sempre nutriu uma paixão secreta por Gabe, que junto com o irmão dela, Jace, e o amigo dos dois Ash, administra uma empresa hoteleira com rendimentos milionários. 

Aos 24 anos, Mia, que trabalha como atendente de uma confeitaria (sério isso? Sim, é sério!), decide surpreender seu irmão e se arrumar para uma festa, mas o irmão sai mais cedo com Ash e ela encontra Gabe. Os dois já se conheciam, claro, e Gabe também já tinha uma queda por Mia, mas os 14 anos de diferença entre os dois sempre falava mais alto. Agora, aos 38 anos, Gabe decide que é a hora certa para ter Mia, já que ele tinha desejado tanto uma mulher como a desejava.

Lindo, rico, musculoso e inteligente, Gabe poderia ter todas as mulheres que quisesse, mas o que acontece é que, depois de um relacionamento ruim, Gabe aprende que qualquer mulher que quiser dividir sua cama precisa, antes de mais nada, assinar um contrato (soa familiar?). Além de um acordo de confidencialidade, o contrato basicamente diz que Gabe pode fazer o que quiser com sua amante e, apesar de preocupada com o irmão e o que pode acontecer com a amizade dele com Gabe caso descubra sobre o affair dos dois, Mia decide embarcar nessa e, como amante de Gabe, passa a trabalhar na empresa dele como sua secretária particular.

Sexo explícito e diálogos muito forçados à parte, algumas coisas me incomodaram nesse livro: 1) Essa ideia de que todo mundo transa no trabalho (cadê a ética, cadê o profissionalismo?), 2) A falta de conexão entre os personagens acaba criando uma falta de conexão entre o leitor e os personagens, 3) O conflito bobo, para não dizer infantil, de uma mulher de 24 anos que tem medo que o irmão descubra que ela está  transando com o amigo, 4) O fato de tudo ser perdoado sem uma boa conversa, 5) O que o cara faz perto do final do livro (não vou dar spoiler, mas, sério, que babaquice!).

O livro é bem escrito, não me entendam mal, os personagens são bons, mas eu não me senti conectada com a história. De fato, eu me senti tão desconectada que nem odiar a passividade dessa personagem principal eu consegui. A sensação que não me abandonava era que esse livro era uma história repetida, algo que misturava os "Cinquenta Tons de Cinza" de E.L. James sem os traumas de Christian Grey com a série dos Irresistíveis de Christina Lauren, sem o bom humor e o romantismo.

O bom é que me disseram que com o passar dos livros as histórias melhoram, mas confesso que cheguei na metade do segundo livro e não consigo avançar. Quem sabe dar um tempo no estilo não me faça mudar de ideia? Para quem quiser ler, a ordem dos livros é a seguinte: "Obsessão", "Delírio" e "Fogo".


2 comentários:

  1. Eu tenho os 3, mas só de ler a sinopse já desanimei, ai eu resolvi ler o primeiro capitulo e larguei de vez...
    muito igual a tudo que já tem por ai, mesmo que seja bem escrito, e até melhor que muitos por ai, não da mais pra ler mais do mesmo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amiga, de repetitiva na minha vida já basta eu! kkkkkkkkk
      Bjs

      Excluir