segunda-feira, 2 de junho de 2014

Destaque no cenário de suspense nacional (Renata Lima)


É com muita alegria que hoje trago para vocês um dos grandes nomes da literatura nacional contemporânea no gênero suspense: Raphael Montes. Como grande amante do gênero, fiquei absolutamente encantada com o livro "Dias Perfeitos" e já coloquei "Suicidas" na minha meta de leitura do mês que vem.
Nossa Avaliação - 8.0

"Dias Perfeitos" conta a história de Téo, um universitário estudante de Medicina que depois de um revés na vida vive quase recluso com a mãe cadeirante e um cão. Apesar de sua relação um tanto próxima com Gertrudes, um dos cadáveres da aula de Anatomia, Téo não tem amigos.

Empurrado para um churrasco pela mãe e a vizinha (Téo é vegetariano, diga-se de passagem), ele conhece Clarice, jovem de família rica e ausente, que escreve um road movie chamado Dias Perfeitos sobre três amigas que viajam pelo Rio de Janeiro e conhecem um gringo.

Imediadamente, Téo traça maneiras de se aproximar de Clarice, desenvolvendo um comportamento obsessivo e psicopata. Ele passa a segui-la, descobre quem são seus amigos, onde ela mora, onde estuda, até que um dia ajuda Clarice na rua. Mediante o questionamento dela sobre o que ele estava fazendo naquele lugar e naquela hora, ciente de que não poderia ser uma coincidência, Téo se descontrola e nocauteia Clarice, sequestrando-a em seguida. É o início de um "relacionamento" cheio de altos e baixos, muito suspense, muita psicopatia, muitos momentos "ai, meu Deus!".

A construção dos personagens é absolutamente fascinante e a escalada da psicopatia de Téo, assustadora. Narrado do ponto de vista dele, a história tem todo um tom de "eu estou ajudando a Clarice a desenvolver seu potencial", "eu estou mostrando a ela como eu posso ser bom para ela", "eu vou colocar a vida dela nos eixos". E seja no chalé de Teresópolis ou na praia deserta de Ilha Grande, que também estavam no roteiro de Clarice, roteiro esse que Téo a obriga a reescrever e desenvolver melhor, a lógica crua e por vezes ilógica de Téo é de deixar qualquer um de cabelo em pé.

Há passagens incríveis no livro e frases muito poéticas que não vou escrever aqui porque é parte do livro se encantar e descobrir essa escrita cheia de referências incríveis. É importante dizer que qualquer semelhança com o livro "Misery - Louca Obsessão" do Stephen King é mera coincidência. Clarice não é famosa, Téo não é um fanático, é só um psicopata. Não existe motivação específica além do fato de que ele está obcecado por ela. Eu diria que o livro faz mais lembrar "O Colecionador" do John Fowles do que o do Mr. King, mas também nada que pareça uma cópia, porque o desenrolar da história é bem diferente.

Confesso que fiquei um pouco decepcionada com as reviravoltas muito sem noção do final (eu ficava me perguntando "que ser humano faz uma idiotice dessa"?) e com simplicidade do fim, mas nada disso tira o mérito da criação e do desenvolvimento primorosos. 

A sinopse diz que o livro é "uma história de amor, sequestro e obsessão" e inicialmente eu não entendia como esses dois substantivos ("sequestro" e "obsessão"), carregados de significados tão pejorativos, caberiam na mesma frase com um substantivo emprenhado de sentimentos tão lindos ("amor"). Agora entendo! E se você é fã de suspense, thrillers e histórias cheias de reviravoltas, recomendo que procure entender também!

P.S.: Agora no mês de maio, Raphael Montes anunciou que seus dois livros "Suicidas" e "Dias Perfeitos" serão adaptados para o cinema. Qualquer nova informação, divulgaremos no Facebook!


2 comentários:

  1. Gostei da sua resenha! Porém não me encantei com a proposta do livro, quem sabe encare como desafio para o mês que vem ?!

    Minhas resenhas do mês:

    http://aquelevelhoblablabla.blogspot.com.br/2014/06/desafio-literario-2014junho-1.html
    http://aquelevelhoblablabla.blogspot.com.br/2014/06/desafio-literario-2014junho-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, com certeza não são todos que vão gostar!!! Mas dá uma chance, quem sabe?
      Beijos

      Excluir