segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Quando viver ou morrer depende de você (Renata Lima)


Nossa Avaliação - 9.5
A vida de Mia era quase perfeita: ela tinha uma família unida e divertida, um namorado em vias de ser um astro do rock e ela mesma estava quase entrando em uma das mais prestigiadas escolas de música do mundo, a famosa Jiulliard. O que deveria ser um dia normal, termina em um acidente onde um caminhão bate no carro da família e a partir daí Mia revisita toda a sua vida em uma experiência extra corpórea narrada com uma delicadeza impressionante pela americana Gayle Forman!

Não, Mia não vê a luz, não vai para o céu, não vê anjos. Tudo que ela vê é o que acontece em volta do próprio corpo no resgate dos bombeiros, nas cirurgias, na UTI, e a partir dessa visão, Mia vai revisitando suas memórias e contando as histórias de seus pais, dos avós, do irmão, do namorado, da amiga.

Violoncelista e amante de música clássica em uma família de roqueiros e punks, Mia se vê como uma estranha dentro da própria família no sentido físico e musical. Ela não se parece com seus pais e irmão, não compartilha o gosto musical deles, mas em todo o livro não existe partes mais lindas do que as que ela narra sobre a família, sobre sua infância, sobre o nascimento do irmão. 

Enquanto pondera entre ficar e partir (como diz bem o título do livro), hora pendendo para uma escolha, ora para outra, as 24h pós-acidente passam a ser cruciais - e é por isso que o livro é dividido em horas, não em capítulos - para o leitor possa desenvolver uma relação de afeto, carinho, e por que não dizer de amor?, por personagens absurdamente bem construídos como os pais de Mia, os "tios", os avós, a melhor amiga, o irmão fofo demais Teddy e o namorado Adam. Impossível ficar sem se emocionar!

Conforme li em outras resenhas, há várias mensagens diferentes que podem ser extraídas desse livro, mas a mensagem que ficou para mim é que não somos apenas nós mesmos, mas somos também um pouco de todos aqueles que tocamos, com os quais interagimos intimamente - família e amigos - durante toda nossa vida.

Infelizmente há alguns problemas de revisão no livro. Frases do tipo: "Com é que você está segurando a barra, hein?", uma ou outra frase faltando o verbo, o sobrenome de uma personagem é trocado (Brooke Vega vira Brooke Veja). Mas isso não tira o brilho do livro, na minha opinião e pode ser corrigido em edições futuras.

Capa da edição de 2009
Como vocês já devem saber, eu não curto muito livros com capas de filme, mas confesso que acho a cada da edição que saiu em 2009 pela Rocco horrorosa, então, pela primeira vez, prefiro a capa da Novo Conceito. 

E por falar em filme, Se eu Ficar estreia no Brasil dia 04/09 e tem no elenco a queridinha Chloë Grace Moretz como Mia, Mireille Enos (de The Killing e Guerra Mundial Z) e Jamie Blackley (de The Borgias e Branca de Neve e o Caçador) como o namorado de Mia.

Com certeza irei assistir! No vídeo abaixo, assista ao trailer legendado!



6 comentários:

  1. Olha, comecei a ler o livro e estava desanimada, sem engrenar; Ler o seu post e a forma deliciosa como você escreve, me animou!!! Vou voltar à leitura e acabar rapidinho, tomara! rs Parabéns pelo post!!! Beijos, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que lindo, Naiara... volta pra dizer o que você achou, tá?
      Beijos enormes!

      Excluir
  2. Essa é uma história que não consegue me convencer completamente. Tem horas que quero muito ler, tem horas que acho que não vou gostar. Ainda não cheguei a uma decisão, mas sua resenha contou a favor do "vou ler". ;)
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim, Mi, acho que vale a pena!!! Mesmo que vc não goste, pelo menos vc leu pra ver o filme! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Beijos

      Excluir
  3. Acho que não vou resistir Renata, já coloquei na minha lista. Mas antes preciso acabar a Divergente (a série). Também prefiro a capa da Novo Conceito, da Rocco é ruim demais o.O
    E, putz, esse filme já me pegou pelo trailer. Estou muito ansiosa!
    beijo grande,
    Maira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala na série Divergente. Tipo que reler Insurgente pra pegar Convergente; espero terminar até o final do mês. Esse é bem rapidinho, amore. Acho que levei dois dias pra ler.
      Bjs

      Excluir