sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O início da trilogia verão! (Lucyclenia)


A maioria das pessoas não veem a hora de chegar logo as férias para curtir, descansar, aproveitar cada minuto sem se preocupar com suas obrigações. Mas para Belly as férias de verão são MUITO mais que isso.

Nossa avaliação - 9.0
Desde sempre sua vida é quase uma tortura durante boa parte do ano e é durante as férias que ela, sua mãe e seu irmão, Steven, vão para a casa de praia de Susannah, a melhor amiga de sua mãe. Lá, Belly é livre pra curtir a sua vida como bem quer: ao lado dos filhos de Susannah, Conrad e Jeremiah. As coisas sempre pareciam melhores quando estava na praia com os meninos, comendo com as mães ou simplesmente nadando à noite.


Mas no verão apresentado no livro, as coisas estão diferentes do que costumavam ser. Susannah, uma das pessoas preferidas de Belly, está lutando contra o câncer, e o amor de Belly pelo amigo Conrad só aumentou. Mal sabe ela o que lhe aguarda durante essas tão esperadas férias com o clima ligeiramente diferente em Cousins Beach. 

Perto de completar 16 anos, Belly não é mais uma menininha birrenta (quer dizer, mais ou menos) implorando pela atenção dos meninos. Mas assim como ela, Steven, Conrad, Jeremiah e até sua amada Susannah parecem estar mudando. De alguma forma parece que o encanto está prestes a se quebrar, mas ela se recusa a deixar tudo acabar sem tirar o máximo de proveito.

Na trama é tratado aquele tema adolescente da puberdade, quando as meninas começam a se sentir diferentes, “mudadas”, que é quando Belly vê que está crescendo e seus desejos só fazem aumentar. Eu gostei muito do tema, pois é algo que todas as adolescentes se identificam e quem já passou por essa fase também entende, inclusive o relacionamento difícil entre mãe e filha. O livro trata do assunto de forma leve, meiga, simples, realista e agradável.

Narrado em primeira pessoa, os capítulos são intercalados entre o presente e os verões passados, o que também me agradou, ficando assim mais fácil de entender toda a trama. Jenny Han fez personagens pelos quais você facilmente se apaixona, onde você se pega se lembrando de alguns de seus conhecidos, com tamanha semelhança que é possível enxergar a nossa realidade. 

E há também o ingrediente que não podia faltar: romance. Algo notável é o fato de que Belly é apaixonada por Conrad, mas isso não a impede de aproveitar sua vida. Ela não se prende apenas ao sofrimento de que ele talvez não a ame, ao contrário, seu primeiro beijo foi com Jeremiah e ela tem um pequeno caso com Cam – um garoto que ela conheceu melhor durante as férias. Acompanhar os desdobramentos dos relacionamentos amorosos é interessante, mas a história vai além e trata com delicadeza as questões de amizade, conquistas, perdas e expectativas – tudo pertinente a fase da vida da protagonista.

O livro é ótimo. Traz à tona todos aqueles sentimentos que tínhamos ou temos quando adolescentes e ainda nos faz sentir aquele gostinho do verão. 

Com uma leitura rápida, personagens significativos e uma trama relaxante e atraente, é uma excelente obra para se ler no clima das férias e nos deixa aquela nostalgia gostosa.

“Foi um verão que eu nunca mais esqueci. Foi o verão em que tudo começou. Foi o verão em que fiquei bonita. Porque, pela primeira vez, me senti assim, bonita. Em todos os verões até este, eu acreditava que as coisas seriam diferentes. A vida seria diferente. E naquele verão finalmente foi. Eu fiquei diferente.”
Volto em breve com o segundo livro da série!

Nenhum comentário:

Postar um comentário