quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Amizade além dos limites... (Lucyclenia)


Nossa Avaliação - 100
"Simplesmente Acontece" lançado esse ano pela editora Novo Conceito, mas já publicado anteriormente no Brasil pela editora Relume Dumará sob o título "Onde Moram os Arco-Íris", é um livro narrado através de  cartas, e-mails, cartões e mensagens, o que já me deixou ansiosa para saber que fim ia dar.

Somos apresentados a Alex e Rosie, quando os dois ainda são bem pequenos, entram juntos no colégio e por doze anos dividem a carteira. Passamos pela adolescência dos dois e pelas incertezas do que fazer na vida adulta após a faculdade. 

Alex e Rosie eram inseparáveis e não se importavam com o que as outras pessoas falavam, e daí se o seu melhor amigo é um garoto? Alex sonhava em ser um grande médico e Rosie em gerenciar um belo hotel. 

Tudo começa a ficar mais interessante quando Alex se muda de Dublin, na Irlanda, para Boston, nos EUA, porque seu pai é transferido no trabalho, deixando Rosie a um oceano inteiro de distância dele. Será que essa amizade sobreviverá a distancia?

Contra todas as expectativas, os dois continuam mantendo contato, Alex entra para a faculdade e Rosie é aceita na mesma faculdade que ele, em Boston. Tudo parecia entrar nos eixos e Alex promete voltar a Dublin para acompanhá-la ao baile de formatura e depois esperar por ela em Boston, mas no do baile, os voos para Dublin estão lotados e Alex fica preso no aeroporto, fazendo com que Rosie tenha que ir ao baile com Brian. E é aí que os desencontros começam.

Por um motivo, Rosie recusa a vaga na Universidade de Boston e precisa adiar seu futuro com grande empreendedora e permanecer na Irlanda. Alex, por outro lado, tem uma ascensão profissional e pessoal. Depois de um tempo, parece que a vida de ambos são tão diferentes e seus caminhos tão opostos que a amizade inicial entre os dois está perdida para sempre.

Mas o destino intervém e a mágica que nós esperamos aos poucos, e depois de muito tempo, simplesmente acontece.

Sou suspeita ao falar deste livro, pois ele é mais um dos meus queridinhos. Estava ansiosa para compartilhar minhas impressões com todos vocês. Não conseguia parar de ler, ficava curiosa com o que ia acontecer, era impossível largar. A história ia fluindo e eu torcia para que algo diferente acontecesse, que o enredo tomasse um rumo diferente do que parecia que ia tomar. E eu ficava naquela expectativa.

O livro é bem real, os desencontros são críveis, principalmente porque lida com o inesperado, com o quão impossível é prever o rumo das nossas vidas. A autora Cecelia Ahern descreveu todas as curvas que podemos encontramos no caminho, fazendo um trabalho magnífico com personagens extremamente cativantes: Alex é bem carinhoso, apaixonante, já Rosie é batalhadora e meiga. E os personagens secundários não ficam para trás e rendem momentos de ternura e crises de risos inesperadas. 

A melhor novidade, eu guardei para o final... A história virou filme! 

Estou mega ansiosa para ver!

Você já viu o filme ou leu o livro? Vem aqui e compartilhe sua opinião conosco!






2 comentários:

  1. Adorei esse livro também, principalmente porque ficou muito legal a narração e a passagem do tempo!
    Um beijo, Lucy!
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou tão real, não foi, Renata?
      Que bom que você gostou.
      Obrigada.
      Beijos.

      Excluir