segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Alucinações e um mundo em perigo (Renata Lima)


O livro "Uma Visão do Fogo", saga de estreia de Gillian Anderson (a Scully de Arquivo X e mais recentemente a Stella Gibson de The Fall), em parceria com Jeff Rovin, como escritora, é um livro composto por histórias paralelas que, aos poucos, vão se entrelaçando para montar o grande quebra-cabeças que é essa história maior.

Nossa Avaliação - 9.0
Ganak Pawar é um importante representante permanente da Índia nas Nações Unidas tentando com todas as forças um acordo de paz entre o Paquistão e a Índia. Ganak quer que a Caxemira seja um protetorado da ONU e por isso vira alvo de extremistas que são contra suas propostas.

No dia de uma importante reunião da ONU onde discursará, Ganak é vítima de um atentado logo depois de caminhar com a filha de 16 anos, Maanik, até o colégio. Porém, o atentado passa a ser a menor das preocupações de Ganak: ao longo do dia, sua filha Maanik começa a apresentar um comportamento errático, a fazer desenhos estranhos, a ter alucinações, a se coçar a ponto de se ferir e a gritar.

O pai de Maanik é obrigado a deixar as negociações de paz no meio da reunião para cuidar da filha, sem no entanto mencionar esse problema pessoal, o que exalta ainda mais os ânimos. Para ajudá-lo, Ben, um intérprete da ONU, indica a médica PhD Caitlin O'Hara, que foi colega de faculdade de Ben e tem uma proeminente carreira como terapeuta de adolescentes.

Apesar de inicialmente diagnosticada por um médico da família como portadora de um estresse pós-traumático por causa do atentado sofrido pelo pai, Maanik piora e começa a gritar em uma língua estranha. O embaixador Ganak e sua esposa ficam preocupados que a filha seja considerada louca por causa do estigma contra doenças mentais que ainda persiste na Índia e no Paquistão; em ambos os países, eles consideram que espíritos malignos são o motivo da loucura e ele teme que, se algum de seus opositores descobrirem que sua filha apresenta esses sinais, os responsáveis pelas negociações se retirem e a paz seja apenas um sonho distante e inalcançável. Para evitar isso, ele pede que a doutora Caitlin trate Maanik em casa e mantenha sigilo absoluto sobre sua doença.

Caitlin precisa conciliar sua vida no consultório com sua vida pessoal, ela tem um filho que é deficiente auditivo e é divorciada, portanto cuida do filho sozinha. Agora ela também precisa conciliar essas duas vidas com o tratamento da jovem Maanik e quanto mais se envolve com o tratamento da menina, mais começa a ter sonhos bizarros e a sensação que de está sendo seguida e observada, principalmente nos arredores do prédio dos Pawar.

Paralela à história de Maanik, temos a história de Atash Gulshan, um estudante universitário que põe fogo em si mesmo dentro da biblioteca, depois de uma visão, no Irã, em um ato aparentemente sem motivações religiosas ou políticas, apesar de seu irmão ter sido enforcado pelo governo por ter sido flagrado em meio a um ato homossexual.

Em outra parte do mundo, Mikel Jasso, um "ladrão de relíquias" profissional contratado por uma instituição que compra itens raros, tira do capitão de um navio um artefato peculiar de pedra e metal encontrado em uma geleira.

E ainda em outra parte do mundo, mais precisamente no Haiti, o Dr. Aaron Basher é acionado para ajudar uma jovem de 20 anos que está em transe no meio de um mercado, balançando os braços, fazendo gestos e falando em uma língua estranha. Sem conseguir fazer nada pela jovem, o médico se surpreende com a chegada de Mambo, uma sacerdotisa vodu, que diz que a jovem está se afogando e que tem "água salgada e fria como o gelo no peito". O médico age com rapidez e a jovem tosse como se estivesse expelindo uma água invisível.

De longe, uma pessoa grava um vídeo do atendimento da jovem haitiana e o vídeo rapidamente vai para no YouTube, assistido por Ben, que o envia imediatamente a Caitlin. No vídeo, ela reconhece os mesmos gestos feitos por Maanik, a mesma língua utilizada, mas não compreende como duas jovens completamente diferentes e sem qualquer conexão podem ter os mesmos sintomas físicos e psicológicos.

Agora cabe a Caitlin, com a ajuda de Ben, a desvendar todos os mistérios acima descritos e tentar entendê-los de forma a fazerem sentido não só para ela, mas para todos os envolvidos. O mundo está à beira de uma nova guerra, jovens estão manifestando sintomas estranhos em várias partes do mundo, um artefato traz confusão e medo. O que tudo isso quer dizer?

No geral, gostei muito do livro. Achei bem escrito, bem desenvolvido, as histórias são bem amarradas e não deixam furos. Por ser uma saga, obviamente nem tudo é resolvido nesse livro, mas já temos mais ou menos uma ideia do rumo que a saga irá tomar e do embate que será travado entre ciência e religião e das ramificações políticas que esse embate pode ter no mundo em que vivemos. Os personagens são muito bem escritos e desenvolvidos, com destaque para a dra. Caitlin, a personagem principal, claro.

Esse primeiro livro foi publicado em outubro de 2014 nos EUA e ainda não há previsão de data para a publicação do segundo volume, mas os autores afirmaram que têm a intenção de publicar um volume por ano. Aqui no Brasil, o livro foi publicado no final de 2014 pelo selo Fantasy da Editora LeYa.

Agora é sentar, e esperar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário