quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

E o conto de fadas continua... (Lucyclenia)


Sim, sim, sim, o livro "De repente, Ana", da Marina Carvalho, nos traz a continuação do meu queridinho "Simplesmente Ana". Se você ainda não leu o primeiro livro, atenção, esta resenha poderá ter spoilers!

Nossa Avaliação - 100
A trama se passa dois anos após o primeiro livro, Ana já se formou em Direito, desenvolve um trabalho lindo no orfanato Lar Irmã Celeste e trabalha no consulado da Krósvia. Ah! Sem esquecer que está namorando o lindo do Alex e os dois estão muito felizes juntos. 

Em uma das noites de férias romântica em Salvador, Ana tem um pesadelo com a morte do pai, Andrei. Dias depois ela descobre que o pai sofreu um acidente de helicóptero, seu estado é grave e além do mais está em coma.

– Lyubit, você vai ter que ser forte. – Seus dedos secaram as lágrimas que desciam por minhas bochechas.– Fala... – sussurrei, sabendo que morreria depois.– O helicóptero que levava Andrej de volta para Perla... caiu.

Mas nada é tão ruim que não possa piorar... já imaginou: Ana é recém formada, tem apenas 22 anos e ainda por cima pode precisar assumir o trono da Krósvia porque, segundo as leis, ela é a sucessora enquanto seu pai não se recuperar (se é que ele vai se recuperar..). 

Para complicar ainda mais a situação, por conhecer o país há pouco tempo, Ana não está familiarizada com todas as leis e regras , portanto, ao chegar na Krósvia para assumir as funções do seu pai, ela descobre que o clima politico do país está tenso e precisa aprender a lidar com a oposição e com os jornalistas que adoram um barraco. Como ajuda, somente Ivan, o assessor do rei que não vai com a cara dela e vice-versa, o que enche Alex de ciúme. 

Em meio a uma agenda lotada, Ana acaba não tendo mais tempo para Alex, o que deixa a relação dos dois muito abalada. E ainda por cima, advinha quem está de volta? A Laika "Nome de cachorro". E pode ter certeza, se você não gosta de ex-namoradas, vai passar a odiar nesse livro. Eu diria que Ana e Alex têm duas características em comum: a teimosia e o orgulho. A gente vai rir, fica brava, se estressar, mas mesmo assim não vai deixar de ser fã do casal.

Será que Ana vai dar conta de ter todo o reino da Krósvia nas mãos? E o que será que Laika vai aprontar dessa vez???

Ah, você vai ter que ler pra saber!
Por mais semelhante que minha vida fosse aos contos de fadas tradicionais, eu duvidava muito que meu final se daria como nas histórias de princesas: eu, resgatada no último minuto por meu príncipe encantado.
Novamente autora, Marina Carvalho, conseguiu me prender do começo ao fim do livro! Foi impossível largar a leitura e ir viver no mundo real. Todas as cenas da Ana com o Andrej foram tão reais que não tinha como não se emocionar. Esse livro trouxe uma novidade muito boa: alguns capítulos são narrados pelo Alex! As vozes narrativas de Ana e Alex são tão diferentes que você só precisa de um trecho para poder diferenciar os dois narradores! As folhas têm uma tonalidade diferente então dá pra identificar fácil, fácil. Deu também pra entender como funciona a mente de um namorado ciumento. 

Foi só começar a ler que fui transportava para quando eu li "Simplesmente Ana". Lembra que no primeiro livro eu questionei que Ana não agia como uma Princesa? Pois parece até que a autora leu meus pensamentos e Ana neste livro realmente começa a agir como uma. E enquanto no primeiro livro a base era só o romantismo, este já está recheado de ação, mistério, traição, amor, amizade, intriga e inveja. Ana de novo conseguiu me envolver, chorei e ri junto com ela.

Com certeza, a Marina Carvalho é uma das melhores autores brasileiras dos dias atuais!

Leiam e venha contar pra gente como foi...

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Oi querida
    Ainda nao li este, mas ele esta aqui no meu criado mudo!
    Adoro a Marina, tbe gostei muito do Azul da Cor do Mar. Vc leu?
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir