quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Mais alienígenas entre nós (Renata Lima)


Para quem não sabe, James Frey e Pittacus Lore, da série Os Legados de Lorien e Os Arquivos Perdidos, são a mesma pessoa. Me parece que James Frey está se especializando em livros sobre alienígenas, ao que não faço qualquer objeção, já que essa série e a série dos lorienos são séries muito diferentes entre si e ambas as histórias são interessantes.

Publicado aqui no Brasil também pela Intrínseca no ano passado, "Endgame - O Chamado" é o primeiro livro da série Endgame que conta a saga de 12 jovens de linhagens diferentes que são obrigados a jogar o Endgame, um jogo que foi idealizado antes mesmo da criação dos Homens, quando os alienígenas estiveram na Terra, nos criaram e prometeram voltar.

Nossa Avaliação - 8.0
Cada linhagem original precisa definir então um Jogador que participará do Endgame quando for a sua hora ou simplesmente será substituído por outro Jogador se chegar à idade de 20 anos e não houver Endgame durante sua vigência como Jogador. Mesmo não tendo jogado o Endgame, simplesmente por ter sido o Jogador, o jovem sai com riquezas infinitas e uma vida de luxo.

O Endgame nada mais é do que o fim da Humanidade como a conhecemos. O vencedor do jogo ganha o direito de manter sua linhagem intacta enquanto o mundo sucumbe aos alienígenas. Para isso, os futuros jogadores são treinados à exaustão em locais especiais e geralmente longe da família. Os jovens que se destacam são avaliados e então apenas um deles recebe o título de Jogador.

O importante aqui é que, diferente dos lorienos que são alienígenas que se refugiam na terra, os Jogadores são seres humanos treinados nas mais diferentes artes marciais, desenvolvendo seus músculos e sua inteligência porque não há apenas combate corpo a corpo, mas também enigmas para resolver, bombas para serem montadas e desmontadas, lugares para descobrir. É um jogo sem regras e portanto há também pessoas a matar. Outros jogadores, testemunhas, pessoas comuns.

Mas depois de tantos anos sem que o Endgame fosse realizado, alguns jovens nem o esperavam mais, queriam viver suas vidas despreocupados, cursar faculdade, namorar, ter amigos, enquanto outros viviam esperando ansiosamente esse momento. E ele chega na figura de doze meteoros que caem em diferentes pontos da Terra trazendo consigo o Chamado, a primeira, e mais importante, parte do Endgame.

A partir daí os 12 jovens precisam ir para a China para descobrir qual será a missão deles, o que precisarão para vencer e, nesse fatídico encontro, já saberão a quem devem temer mais, quem são os Jogadores mais perigosos, quem são os mais habilidosos, os mais novos, os mais velhos, quem é cada um dos 12 escolhidos pelas 12 linhagens, que alianças podem ser feitas, em quem confiar, em que não confiar.

Os capítulos são curtos e geralmente mostram personagens específicos, o que não deixa o leitor cansado ou entediado, mas algumas partes poderiam facilmente ser suprimidas. Por serem doze protagonistas nem todos têm destaque, claro, mas todos são mencionados uma hora ou outra, mas alguns me deixaram um pouco confusas quanto a posição que eles defendem no Endgame (quem leu vai entender).

O ritmo do livro é rápido no começo, um tanto lento no meio e readquire a fluidez no fim, prometendo um segundo livro um pouco mais ágil, mas o desenvolvimento da história não deixa a desejar.

Quanto à edição, vi alguns probleminhas de revisão (principalmente no item concordância), mas o que mais me incomodou foi a não tradução das medidas, como pés, milhas, jardas e polegadas, que pouco significam para os brasileiros. No mais, um livro bem diagramado, bem acabado, com detalhes bem feitos.

O livro também conta com uma parte interativa disponível online com dicas e fotos (no livro) que ajudam a descobrir os enigmas online. Como não participei dessa parte interativa, não saberia avaliá-la. Os direitos do filme foram comprados pela FOX, mas ainda não há previsão de roteiro ou filmagem. 

Nossa Avaliação - 5.0
Assim como Os Legados de Lorien tem como série complementar Os Arquivos Perdidos, a série Endgame tem como série complementar a série Endgame: Diários de Treinamento que conta especificamente a trajetória dos 12 escolhidos desde quando ainda eram crianças e treinavam nos respectivos locais de treinamento determinados pela linhagem da qual fazem parte.

Ao contrário do que acho dos Arquivos Perdidos, achei essa série complementar desnecessária e acredito que o autor poderia enxertar as partes mais interessantes nos livros oficiais. 

Esse primeiro volume traz a história de apenas quatro Jogadores, então teremos pelo menos mais três volumes pela frente. Espero que fiquem mais interessantes porque se continuarem assim, creio que só vou ler a série oficial e deixar esses complementares de lado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário