quinta-feira, 21 de maio de 2015

Uma verdadeira lição de vida! (Lucyclenia)


(...) Estou perdendo os meus 'ontens'. Se você me perguntasse o que eu fiz ontem, o que aconteceu, o que vi, o que senti e ouvi, eu teria muita dificuldade para fornecer detalhes. Talvez acertasse alguns palpites. Sou excelente em matéria de palpites. Mas a realidade é que eu não sei. Não me lembro de ontem, nem do ontem antes dele.
E não tenho nenhum controle sobre os 'ontens' que conservo e os que são apagados. Não há como negociar com essa doença. Não posso oferecer os nomes dos presidentes dos Estados Unidos em troca dos nomes dos meus filhos. Não posso lhe dar os nomes das capitais dos estados e conservar as lembranças do meu marido. (...)
Nossa avaliação: 100
Bom dia, leitores.

Hoje vim falar de um livro que mexeu comigo de uma forma diferente de todos os demais. Confesso que comecei a ficar com um certo medo de envelhecer e, como tenho andado muito esquecida, de ser portadora da doença tratada no livro, mesmo não tendo nenhum parente com esta patologia em questão. 

Mas vamos à resenha!

Alice é uma mulher como todas gostaríamos de ser no futuro: independente, realizada profissionalmente, com uma casa muito bem organizada, grande e bonita e é casada com John, que trabalha no setor de pesquisas cientificas na Universidade de Harvard, e juntos eles têm três filhos já crescidos e independentes: Anna, Tom e Lydia. 

Bem próximo ao seu aniversário de 50 anos, Alice começa a esquecer de coisas pequenas e simples, tipicamente corriqueiras, como onde colocou o celular e o chaveiro, essas coisas que a gente vive esquecendo de vez em quando. Poderiam ser apenas sinais de estresse e ela, mais do que ninguém, sabia disso. 

Acreditando ser apenas o corpo exigindo um pouco de descanso, Ana procura um médico sem o consentimento da família enquanto as coisas vão se agravando. Um belo dia, ela se perde nos arredores da casa onde mora há mais de dez anos, logo sendo então diagnosticada com a instalação precoce da Doença de Alzheimer.

Devo acrescentar aqui que esse livro nos faz enxergar com uma profundidade assustadora o sofrimento dos doentes de Alzheimer, tornando essa uma experiência muito rica e inesquecível, me proporcionando um conhecimento mais aprofundado da doença que eu já havia estudado em sala de aula, trazendo-nos a oportunidade de acompanhar a evolução da doença, a regressão da vida de Alice e a adaptação de seus familiares.

Lisa Genova (autora do livro) é Ph.D em neurociência e nos mostra um lado muito científico da doença (tratamentos existentes, sintomas, como afeta o cérebro, nomes de medicamentos utilizados etc). Mas se você esta pensando que por ser um livro que relata a doença ele está recheado de nomes difíceis com uma linguagem estritamente cientifica, pode ficar tranquilo, tudo nos é transmitido de forma clara, objetiva e de fácil compreensão, basicamente uma conversa médico/paciente onde ele lhe tira todas as dúvidas.

Confesso que não cheguei a chorar com o livro, mas fiquei bastante emocionada porque, apesar de ser uma história fictícia, parece ser bem real e você se sente na pele da personagem. Além do mais, quantas pessoas não conhecemos que estão padecendo dessa doença nos dias atuais. Acredito que é um desses livros que todos deveriam ler!

Para finalizar, gostaria de deixar aqui mais um trecho do livro que me chamou atenção:
Por favor, não olhem para o nosso A escarlate e nos descartem. Olhem-nos nos olhos, falem diretamente nos rosto, falem diretamente conosco. Não entrem em pânico, nem encarem nossos erros como uma ofensa pessoal, por que nós erraremos. Vamos nos repetir, pôr coisas nos lugares errados e nos perder. Esqueceremos o seu nome e o que vocês disseram há dois minutos. E também tentaremos ao máximo compensar e superar nossas perdas cognitivas. Eu os incentivo a nos capacitarem, não a nos limitarem.
À título de curiosidade, o livro foi lançado nos EUA em 2007 e tem uma edição anterior, lançada em 2009 aqui no Brasil, também pela Editora Nova Fronteira, com uma capa diferente da do filme. Essa aí do lado. 

O livro também ganhou recentemente uma adaptação (estreou em março de 2015 aqui no Brasil). Para quem se interessar, segue abaixo o trailer:


Leiam e compartilhem sua experiencia conosco.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário