terça-feira, 29 de setembro de 2015

Memória posta à prova! (Renata Lima)


Para quem não é assíduo no blog, logo esclareço que desde "Garota Exemplar" virei fã incondicional de Gillian Flynn e fui buscar todos os livros dela já publicados no Brasil. Foi complicado achar "Na Própria Carne" e por isso assim que saiu "Lugares Escuros", comprei logo na pré-venda! Mais uma vez, não me arrependi!

Nossa Avaliação - 9.5
Em uma trama inteligente, elaborada e muito interessante, Gillian Flynn nos apresenta à Libby Day, uma mulher de quase 30 anos que há 20 anos teve toda a família massacrada pelo próprio irmão. Ao fugir de casa por uma janela, Libby, de apenas 7 anos, foi a única sobrevivente e através de seu testemunho, seu irmão Ben Day foi julgado culpado e condenado a muitos anos de prisão.

Libby virou uma mulher esquiva e acomodada. Ela passou anos vivendo do dinheiro doado por pessoas que na época se comoveram com a sua história, mas que hoje nem lembram quem ela é ou o que ela passou. Ela também vive da renda de um livro escrito por um ghost writer, mas assinado por ela, livro este que conta a versão da história que ela mesma repetiu tantas vezes que acredita ser a única verdade.

Passando por problemas financeiros, sem dinheiro nem para pagar o aluguel, Libby é contactada por Lyle, um rapaz que a apresenta ao Kill Club, um grupo de pessoas que têm interesse por crimes hediondos e pessoas que ficaram famosas por conta desses crimes. Como Lyle lhe oferece dinheiro para aparecer em uma reunião do clube, Libby aceita e lá descobre que muitos acreditam que seu irmão Ben é inocente e que o que houve na época foi uam verdadeira caça às bruxas porque acreditava-se que Ben fosse satanista.

Inicialmente, Libby fica indignada, mas além da reunião plantar a sementinha da dúvida, ela precisa urgentemente de dinheiro e faz um acordo com os integrantes do Kill Club: ela investigará os furos do processo, encontrará pessoas que têm algo a dizer sobre os assassinatos, revisitará seu passado real e seu passado imaginado. Até que ponto ela pode confiar nas lembranças do seu eu infantil?

Alternando o presente e o passado de alguns personagens (entre eles Libby e Ben), a autora nos leva a uma jornada de redescoberta e relembrança que vai nos surpreender e nos impressionar!

Esse ano, o livro virou um filme interessante que é relativamente fiel ao livro e tem Charlize Theron como Libby Day. Bem legal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário