sexta-feira, 15 de junho de 2012

A aventura no Olimpo continua (Carla Cristina Ferreira)


O mês de maio foi um mês recheado de lançamentos nas livrarias: “O Resgate do Tigre”, “O Prisioneiro do Céu”... e é claro que não podia faltar “O Filho de Netuno”, lançado pela Editora Intrínseca.

Quem leu a série “Percy Jackson e os Olimpianos” (que já resenhamos aqui) e ficou com saudade de Percy, Annabeth, Grover, Tyson, Nico e Quíron, pode matar a saudade dessa turminha na nova série de Rick Riordan “Os Heróis do Olimpo”.

Para quem se recorda, em “O Último Olimpiano” (lançado em maio de 2009 nos Estados Unidos) uma nova profecia é revelada: uma que envolve sete meios-sangue, já deixando um gancho para que Riordan pudesse continuar povoando a nossa imaginação com mais lendas mitológicas, mas ninguém pensou que as novas aventuras fossem sair tão cedo.

Nossa Avaliação - 9.0
Em outubro de 2010 foi a vez de “O Herói Perdido”, onde novos personagens se juntam aos antigos para enfrentar novos inimigos; são eles: Jason - um rapaz com amnésia, Leo - seu melhor amigo e Piper - sua suposta namorada. A fórmula 2 rapazes + 1 garota = a muita confusão continua dando certo aqui, como nos livros anteriores.

Depois de muita confusão para chegar ao Acampamento Meio-Sangue (como sempre) surgi a grande pergunta quem é Jason? E onde está Percy?

A grande vilã da história é Gaia – a mãe terra – que depois de ver seus filhos, os Titãs, derrotados, resolve entrar na briga para acabar com o poderio dos deuses. Mas para derrotá-la será preciso a ajuda de outros campistas, não tão conhecidos e queridos.

Mas antes, será preciso salvar a deusa Hera que foi aprisionada pelo gigante Encélado a mando de Gaia. Uma missão para os novos filhos de Zeus, Héfestos e Afrodite.

O interessante nessa nova série é que além das características gregas já conhecidas, elementos romanos começam a ser inseridos aos poucos como o nome dos deuses: Zeus/Júpiter, Hera/Juno, Hades/Plutão, Ares/Marte, Afrodite/Vênus, Dionísio/Baco, Poseidon/Netuno...

Prestando atenção, além da fórmula do trio-parada-dura funcionar mais uma vez, a semelhança entre as armas (um, uma caneta; o outro uma moeda, que viram espadas), a astúcia e a liderança de Jason e Percy são inquestionáveis. É como se os dois semideuses fossem os dois lados da mesma moeda.

Para quem já leu o primeiro livro, deve ter percebido qual foi a grande sacada de Riordan ao abduzir Percy e inserir Jason no meio de tanta confusão! ADOREI! Tudo bem, eu sei que sou suspeita #amomitologiagrega !!!

Nossa Avaliação - 8.5
Já em “O Filho de Netuno”, uma antiga rivalidade será retomada quando finalmente reencontramos
Percy (também desmemoriado) a caminho do acampamento, enfrentando górgonas, atravessando o rio Estige com a deusa Juno nos braços e, consequentemente, fazendo novos amigos - os semideuses Frank e Hazel - e inimigos.

Aqui, Percy, após provar seu valor, acaba sendo requisitado por ninguém menos do que Marte para participar de uma nova missão: libertar Tânatos – o deus responsável pelas portas da morte, que foi capturado pelo gigante Alcioneu.

Uma antiga profecia fala que apenas uma aliança entre semideuses e deuses, lutando lado a lado, permitirá que os gigantes sejam derrotados. Mas, muito além de uma parceria com os deuses, será preciso colocar de lado a desconfiança e o rancor do passado para derrotar um inimigo ainda mais poderoso.

Em breve o livro 3!
É muito difícil falar de uma continuação sem conter spoliers (estou me esforçando ao máximo, pessoal) e não abrir o jogo e revelar o melhor da festa. A grande sacada de Riordan fica bem clara aqui, levando os leitores à loucura!

O diferencial da série “Os Heróis do Olimpo” é que a história é narrada pelo ponto de vista dos três personagens principais, enquanto a série “Percy Jackson e os Olimpianos” é narrada somente pela perspectiva do protagonista.

Esta também será uma série composta de cinco volumes e o terceiro, “A Marca de Atena”, já está previsto para ser lançado no dia 02 de outubro nos Estados Unidos, enquanto a tradução só deve sair lá para o primeiro semestre de 2013.

Então, preparem-se que muitas novidades ainda virão!



7 comentários:

  1. gente, Rick Riordan tá produzindo muito, né?

    ResponderExcluir
  2. Esses livros prometem! Paraece prender com história. Tammbém me amarro em metologia grega. Não é a toa que sou fã de Saint Seiya.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gigi!! Se vc gosta de Cavaleiros do Zodiaco vc vai adorar esses livros. Amo CDZ!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorou, então! Quer dizer demorou mesmo, já que só vou poder pegar um livro mesmo de fato quando eu refazer meu óculos. Se Deus quiser em Setembro! Deus queira!

      Excluir
    2. Xiii aí não dá... Ficar até setembro sem ler um livro? Eu enlouqueceria hahahaha

      Excluir
  4. Bem legal essa serie! Vejo muitos blogs falando sobre ela e me interessa muito. Um dia eu leio!^^
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir